Estar presente nas redes sociais passou de ser uma escolha e virou uma obrigação para diversas empresas, já que o número de usuários ativos nas redes só cresce a cada ano. Isso fez com que os negócios que não estivessem nas redes sociais se tornassem praticamente desconhecidos pelo público, enquanto os seus concorrentes ganhavam cada vez mais espaço no mercado.

Por conta disso, o uso das redes sociais para loja virtual vem crescendo a cada ano, tanto que atualmente as lojas podem ser criadas dentro da plataforma, oferecendo mais praticidade para o empreendedor iniciante conseguir divulgar e vender em um só lugar.

Mas somente criar a sua conta na rede não é o suficiente para o seu negócio. É preciso saber utilizar a plataforma com inteligência e uma boa estratégia por trás, para que assim todos os esforços e investimentos tenham resultados.

Se você quer saber como usar as redes sociais para aumentar consideravelmente suas vendas e posicionamento no setor, é só continuar lendo este artigo!

Qual a importância das redes sociais para loja virtual?

As redes sociais nasceram para facilitar a comunicação entre pessoas de diversas regiões, que têm acesso à internet e algo de bom para compartilhar com o mundo. As lojas foram se inserir nesse meio só alguns anos depois, porque viram nele o canal ideal para estreitar o relacionamento com os seus clientes e assim realizar mais vendas.

As lojas virtuais que estão presente nas redes sociais podem ver muitos resultados promissores vindas do canal, pois é onde elas conseguem atrair clientes de diversas regiões, e melhorar o relacionamento com seu público, fazendo com que eles se tornem clientes fiéis mais facilmente.

As redes sociais para loja virtual conseguem trazer mais visibilidade para ela, além de ser um ótimo local para extrair insights valiosos sobre o comportamento de seus consumidores, a partir da interação que eles têm com ela. As plataformas possuem um sistema que fornece relatórios com os dados de quem visita o seu perfil na rede.

Dessa forma, as lojas podem ver com mais facilidade a faixa etária e gênero dos seus clientes, o que garante que elas consigam criar produtos e conteúdos mais personalizados para o seu público se engajar.

Além disso, esses dados também permitem a criação de anúncios totalmente segmentados no mercado, onde é possível escolher as características das pessoas que vão ser impactadas por ele. Isso ajuda a loja virtual no momento de seguir com estratégias de expansão de mercado, aumento de faturamento ou melhorar o posicionamento no setor em que atua.

Hoje em dia, um negócio que não está nas redes sociais praticamente não existe para o público, que faz uso delas para procurar por novas marcas e lojas para seguir.

Se você quer receber mais atenção do público, aumentar a reputação da sua marca e fazer mais vendas, você deve utilizar as redes sociais para loja virtual e se beneficiar dos resultados que elas podem trazer ao seu negócio.

Vale a pena vender pelo Instagram?

De todas as redes sociais que existem, a que mais ganhou atenção do público nos últimos anos foi o Instagram, que mesmo possuindo 1 bilhão de usuários ativos, segue crescendo esse número diariamente.

O Brasil está em 2º lugar no ranking de países que mais utilizam a rede social, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, sendo que aqui 84% dos usuários entram na rede pelo menos uma vez ao dia, e 82% deles seguem alguma marca ou loja na rede.

Só com esses dados já dá para ter noção da potência que essa rede social tem para diversos lojistas do país, que podem ter nela uma ótima forma de se divulgar e conseguir cada vez mais resultados promissores de crescimento do negócio.

Estar presente no Instagram é primordial até mesmo para a sobrevivência da sua loja virtual, já que muitos usuários usam a rede para procurar novas marcas e lojas com itens que precisam. 

Então para não ir na contramão do mercado e acabar deixando seu concorrente levar de você possíveis clientes, é muito importante começar a utilizar essa rede social para promover a sua loja virtual.

Quais são as melhores redes sociais para loja virtual?

Agora que você já conhece alguns motivos para utilizar as redes sociais, chegou o momento de conhecer as melhores redes do momento e como o seu negócio consegue se destacar nelas!

Instagram

O Instagram foi lançado no mercado em 2010, sendo uma rede social exclusiva para os smartphones. Desde o seu início, a rede sempre apela muito para o visual, utilizando conteúdos nos formatos de vídeos e imagens.

Isso fez com que ela se tornasse conhecida como a rede social das fotos bonitas, surgindo assim o termo “instagramável” que indicava lugares ou objetos que fossem bonitos para colocar na rede.

O lojista que for utilizar essa rede social precisa criar conteúdos que sejam visuais e que contenham muita qualidade. Aprender a como tirar fotos mais profissionais ou adaptar o seu produto para que ele fique mais “instagramável” pode ser uma boa opção ao utilizar a rede.

Facebook

O Facebook foi lançado em 2004 pelo Mark Zuckerberg como uma rede para compartilhar publicações com amigos e familiares. Em 2012 ela atingiu o marco de 1 bilhão de usuários ativos, se tornando assim a maior rede social do mundo.

Para se dar bem aqui é fundamental utilizar as funcionalidades a seu favor. Colocar seus produtos no marketplace e integrar o seu catálogo a ferramenta é algo que pode ajudar você a alcançar mais clientes, além de investir nos anúncios da rede social.

Se você quiser que o seu público interaja mais com a sua marca, o ideal é criar grupos no Facebook para isso, já que nos últimos anos essa funcionalidade se tornou mais famosa que as próprias páginas, e possuem um alcance orgânico melhor.

YouTube

O Youtube é a rede social de compartilhamento de vídeo mais famosa que existe. Ela foi lançada em 2005 e depois comprada pelo Google em 2006 onde continuou se expandindo no mercado.

A sua fama se deve muito ao formato de conteúdo utilizado. Nos últimos anos os vídeos se tornaram cada vez mais populares na internet, sendo o principal formato consumido pelo público.

Essa é uma das redes sociais para loja virtual que precisam ser utilizadas para o lojista que quer se manter competitivo. Para isso é importante investir para ter uma boa câmera de vídeo e criar um conteúdo que engaje o seu público.

No começo você pode ter poucos itens, mas o ideal é que os equipamentos utilizados na produção vão se profissionalizando com o tempo, sendo interessante adquirir materiais para iluminação, tripé, câmeras mais potentes e quem sabe contratar um estúdio para filmar produções de qualidade.

Pinterest

E por fim temos o Pinterest, que é uma rede social que permite o compartilhamento de fotos e vídeos. Ela foi lançada em 2010 e hoje é conhecida pelo público por ser a rede social mais indicada quando queremos ter inspirações.

Dentro dela você pode conferir diversos tipos de conteúdos e que, assim como o Instagram, quanto mais bonito for, mais engajamento vai ter.

Ao utilizar essa rede social para a sua loja virtual, o ideal é caprichar bem nas fotos, e criar várias pastas para guardá-las de forma organizada para que assim o público consiga achar facilmente o que precisa.

Você pode criar pastas inspiradas nas categorias de produtos que existem atualmente na sua loja. É importante prestar atenção nas fotos produzidas, pois elas precisam além de vender, ser algo que as pessoas salvariam para se inspirar mais tarde.

Como usar as redes sociais para aumentar as vendas da loja virtual?

Cada uma das redes sociais possui suas características próprias que fazem elas se diferenciar no mercado. Mas no momento de criar uma estratégia para poder se destacar nelas, tem alguns pontos a serem observados para todas.

Conheça seu público e concorrentes

Esse é o ponto principal no momento de iniciar sua estratégia. Todas as ações que você for fazer nas redes sociais devem ser totalmente pensadas no público que você quer alcançar. Para isso é fundamental conhecer melhor o comportamento do seu consumidor em cada rede social para assim descobrir o que faz com que ele interaja na rede.

E da mesma forma que é importante conhecer o público, também é fundamental conhecer de perto os seus concorrentes, para saber como eles se posicionam, quantos seguidores tem e que tipo de conteúdo eles publicam que resulta em bastante interação. Você poderá usar essas informações para criar uma estratégia mais assertiva para a sua loja virtual.

Defina uma meta e monte um planejamento

Com o público e a sua concorrência analisados, chegou o momento de definir o objetivo que você quer alcançar com as redes sociais para loja virtual. Com isso definido ficará mais fácil para você determinar as atividades que devem ser realizadas para atingi-lo.

No momento de realizar o seu planejamento, é importante criar um calendário de conteúdo para as redes, porque para uma empresa se manter relevante no canal ela deve manter uma boa frequência de publicações na plataforma. Por isso, faça o seu planejamento com cuidado e pensando nas datas em que a produção e a publicação do conteúdo vão acontecer.

Crie conteúdo de qualidade e com frequência

Como já dissemos anteriormente, a frequência das publicações é o que vai manter o seu negócio relevante na rede. Mas é importante considerar que as postagens feitas devem ter qualidade, pois elas também precisam fazer com que o público tenha bastante engajamento com a sua loja.

Por conta disso é muito importante ter um time criativo ao seu lado, que ajude a desenvolver ações diferentes que chamem a atenção do público, e faça eles quererem conversar e engajar com a marca.

Tenha uma identidade visual forte

Em alguma redes sociais, como o Instagram e o Pinterest, o visual do seu conteúdo é o que terá mais peso para o público, que vai decidir se seguirá você ou não com base nessa característica da sua loja virtual

Por conta disso é importante investir em uma identidade visual forte, que garanta que a sua marca seja facilmente lembrada em qualquer rede social que esteja.

Crie uma conexão com o público

As redes sociais para loja virtual são os melhores canais para você conhecer mais o seu público, o comportamento do seu consumidor e principalmente interagir com ele para criar um relacionamento duradouro.

Para fazer isso é relativamente fácil: responda as perguntas que enviarem e crie um tom de voz que combine com a personalidade do seu público, fazendo com que eles sintam que estão conversando com um amigo e não com uma marca.

Também é importante investir em melhorias no seu time de atendimento, para fazer com que se torne cada vez mais empático e compreensível com os problemas que o seu cliente pode eventualmente passar.

Invista em anúncios para maior alcance

Os anúncios que existem nas redes sociais para lojas virtuais são uma funcionalidade muito potente, porque permitem que você segmente o seu público e crie campanhas cada vez mais personalizadas para ele.

Para isso é importante definir um objetivo que pode ser facilmente mensurado para realizar análises depois. Com o objetivo definido, já é possível determinar o grupo de pessoas com características em comum que vão ser impactadas pelo anúncio.

Como Integrar loja virtual com as redes sociais?

Para integrar a sua loja virtual com as redes sociais é fundamental utilizar uma plataforma que permita que as suas redes sejam divulgadas na loja, para que assim você consiga atingir mais pessoas.

E para realizar isso a Simplo 7 pode ajudar você! Somos uma plataforma de criação de loja virtual, onde você pode criar a sua loja de forma simples e aproveitar as diversas vantagens que oferecemos para nosso lojista, como a personalização avançada de layout, o suporte humanizado e as integrações com diversos sistemas diferentes.

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