Para integrar melhor sua ferramenta com o mundo dos negócios, foi criada a ferramenta WhatsApp Business, uma versão do aplicativo para empresas. Através dele, você conseguirá atingir possíveis clientes com sua estratégia de vendas.

O que é o WhatsApp Business

Lançado em 2018, o WhatsApp Business foi lançado para atender uma demanda do mercado. Cerca de 80% dos comércios brasileiros já possuíam um WhatsApp como uma forma de contato com os seus clientes.

Com o lançamento, você encontrará alguns benefícios do WhatsApp Business em relação à versão tradicional:

Perfil profissional

Se você acompanha nossos textos, sabe como é importante ter um perfil profissional em suas redes sociais, onde seja fácil para o cliente encontrar o seu negócio. Agora, no WhatsApp Business será possível inserir em seu contato outras informações sobre sua empresa, como e-mail, endereço, classificação e outros.

Como em outros perfis de redes sociais, é importante que essas informações estejam sempre preenchidas e atualizadas.

Respostas automáticas

Com o WhatsApp Business é possível criar uma lista de respostas automáticas, para usar quando for necessário. Isso vai poupar tempo em contatos mais comuns, e também padronizar as respostas.

É importante que isso seja feito também para temas polêmicos ou que exigem cuidado extra. A criação de uma resposta padrão pode evitar futuros problemas em resposta para temas delicados.

Esse sistema permite também a criação de um calendário, onde você insere os dias e horários que você não está atendendo. Nesse caso, se um cliente entrar em contato durante esse período pré-determinado, ele irá receber uma mensagem padrão.

Estatísticas de mensagens

Também vai ser possível verificar as estatísticas de sua conta. Será possível encontrar informações sobre o número de mensagens, mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas pelo seu perfil.

Com elas você poderá entender melhor como está sendo realizado o seu trabalho e o contato com os clientes e trabalhar no sentido de otimizar o procedimento de seu trabalho.

Contatos específicos e telefone fixo

O WhatsApp Business pode separar seus contatos pessoais dos profissionais. Com isso você poderá, com o mesmo celular, dividir seus contatos. Contatos pessoais nunca vão entrar em contato com o seu perfil empresarial, a menos que você queira assim.

Como demonstramos, agora você encontra diversas opções de estratégia para usar no WhatsApp Business.

Uma dica é a criação de um grupo ou lista de transmissão em que sejam oferecidos promoções e novos produtos com regularidade. Ofereça esse grupo a quem enviar mensagens, falando das vantagens. Uma boa ideia é criar uma mensagem automática de boas vindas em que esse grupo é oferecido.

O WhatsApp Business é um interessante aplicativo que pode ser muito relevante em suas estratégias de marketing digital, ou em seu contato com os clientes. Boas vendas!