Uma das vantagens mais competitivas que o comércio eletrônico tem é a possibilidade de vender uma gama inimaginável de produtos. Isso é reflexo da forma como as pessoas usam a internet em busca de seus interesses, ou seja, tudo é pesquisado no Google. Por isso, a busca por saber como montar uma loja virtual de camisetas é algo recorrente.

Camisetas são itens essenciais em qualquer guarda-roupa, uma vez que são práticas, confortáveis e, na maioria das vezes, ajudam pessoas a expressarem seus gostos. Afinal, as camisetas temáticas traduzem personalidade e reafirmam preferências, independentemente do tema que tenham. É por isso que este produto tem tanto mercado.

As lojas virtuais de camisetas só crescem, por isso, você deveria manter sua atenção à possibilidade de explorar esse mercado. Neste post, vamos trazer algumas informações sobre este mercado e mostrar os 10 passos para abrir sua loja virtual. Acompanhe!

O que é necessário para montar uma loja virtual de camisetas?

Saber como montar uma loja virtual de camisetas passa pelo processo básico de qualquer outro negócio online. Se você quer ter um e-commerce, ainda que seja um empreendimento pequeno, deve entender que é uma empresa como qualquer outra e, por isso, deve ser formalizada.

A seguir, mostramos como conduzir esse processo e quais são as obrigações na hora de abrir seu negócio na internet.

Ter CNPJ e documentação em dia

A formalização começa pelo seu CNPJ, ou seja, o registro do seu negócio como uma empresa, igual a qualquer outra. A abertura depende do formato da empresa e de seu tamanho. Por exemplo, se você acredita que seus ganhos serão menores, como de uma pessoa microempreendedora, então você pode simplesmente abrir um MEI no Simples Nacional.

Caso sua empresa conte com grande investimento de início e, consequentemente, você visualize faturamento mais alto, o ideal é consultar um advogado sobre esse processo de abertura de CNPJ. Até porque, sua forma de tributação também será mais complexa.

Além do CNPJ, há alguns outros documentos essenciais, que são:

  • consulta de concorrentes e pré-requisitos;
  • registro na junta comercial da sua cidade;
  • inscrição estadual;
  • alvará de funcionamento.

Encontrar bons fornecedores

Fornecedores também serão muito importantes nessa jornada de abertura e manutenção das atividades da sua loja virtual de camisetas. E quando falamos de fornecedores, estamos tratando de muitas coisas que você precisará na sua jornada empresarial.

Primeiramente, é claro, são essenciais os fornecedores de produto. Assim, você não precisa ter sua fabricação própria de camisetas. Nesse caso, seu fornecedor será apenas das peças, sem estampa, ou já prontas, de marcas que produzam o produto completo para revendedoras.

Além disso, é importante também encontrar fornecedores para outros serviços e produtos, como:

Possuir capital inicial

Para começar seu negócio de camisetas é necessário também ter dinheiro. Investir em um e-commerce pode custar mais ou menos do que você imagina, tudo depende, na verdade, de qual tamanho de empresa você deseja iniciar.

O capital inicial é aquele montante que você disponibilizará para adquirir tudo que necessita para a empresa, desde estoque até computadores e material de escritório. Lembre-se de que esse valor precisa ser definido com base em pesquisas de preços, avaliando os melhores fornecedores.

Antes de adquirir o que for necessário, defina um orçamento. Isso vai evitar que você gaste mais do que pode e já comece sua empresa no vermelho.

Ter noções básicas de empreendedorismo

Empreender é um desafio, mesmo que você queira começar com pouco e em um negócio que envolva valores pequenos. Portanto, se você nunca administrou uma empresa antes, é altamente recomendável que, ao menos, estude alguns pilares essenciais do assunto.

As noções básicas de empreendedorismo ajudarão você a aprender questões importantes relacionadas a:

  • logística;
  • finanças;
  • operação;
  • branding;
  • marketing;publicidade;
  • vendas;
  • atendimento;
  • responsabilidade jurídica;
  • direitos do consumidor.

É sempre importante lembrar que toda loja virtual está enquadrada na Lei do E-Commerce, ou seja, precisa entender quais são seus deveres e direitos de acordo com os termos da legislação. Se aprofundar nesta questão é também essencial.

Contratar uma boa plataforma de loja virtual

Para funcionar adequadamente, sua loja virtual de camisetas precisa estar dentro de um ambiente de e-commerce de qualidade. Portanto, o que você vai precisar para hospedar e gerenciar o site é uma plataforma de loja virtual adequada.

Há uma boa oferta de opções de plataformas de lojas virtuais no mercado atualmente, mas o importante é buscar aquela que atenderá sua ideia de negócio adequadamente. Primeiro, cheque se as funcionalidades atenderão o que sua rotina de trabalho precisa. Isso vai facilitar toda a gestão do negócio.

Não deixe também de avaliar o custo-benefício dos serviços. O ideal é contar com plataformas que permitam começar com a quantidade de produtos que você deseja e, com o passar do tempo, permita aumentar essa oferta de maneira rápida e instantânea.

É melhor fabricar ou revender camisetas na internet?

Esta é uma dúvida muito recorrente: afinal, cuidar de todo o processo, desde a fabricação até a venda, ou simplesmente ter a revenda como modelo de negócio? Cada escolha envolve custos, níveis de trabalho e até mesmo margens de lucro distintas. A seguir, entenda melhor os fatores de cada perspectiva para poder fazer sua escolha.

Fabricar requer infraestrutura

Ser um fabricante de camisetas requer um trabalho muito mais extenso e que, naturalmente, exige mais investimento e infraestrutura. Primeiramente, você precisará ter um sistema de confecção, além de ter custos com manutenção de máquinas, compra de tecidos, profissionais especialistas em corte e modelagem, além de outras questões.

A fabricação também demanda mão de obra especializada, ou seja, você terá que empregar pessoas para cuidar da produção. De qualquer maneira, se essa é sua escolha, saiba que precisará de um capital inicial e investimentos muito maiores. Ou seja, considere que é uma escolha que requer mais trabalho e também mais dinheiro.

Revenda depende de bom fornecedor

Ser um revendedor é muito mais fácil e custa menos. Diante dessa escolha, você pode atuar de duas maneiras:

  • revender camisetas prontas;
  • comprar as camisetas com fornecedores e estampar com suas temáticas, ideias ou criar sua própria marca em cima dessas modelagens.

A verdade é que tudo depende de como você vai conduzir o negócio. Você pode ter uma empresa de sucesso se souber vender o produto, mesmo que não o produza. Além disso, é fundamental também contar com um fornecedor que garanta camisetas de qualidade, isso é, com bom corte, caimento e com qualidade no tecido.

O que uma loja virtual de camisetas precisa ter?

Uma loja virtual de camisetas é como uma qualquer outra em alguns pontos, mas naturalmente, também tem alguns aspectos particulares que precisam ser entendidos. É isso que vai garantir que sua empresa alcance o sucesso esperado e traga retornos para todo o investimento que você fará durante esse período inicial.

Portanto, separamos alguns pontos considerados iniciais e que devem ser conhecidos por pessoas empreendedoras que querem começar uma loja virtual deste produto. Confira!

Variedade de cores e estampas

Você vai atender a um público com diferentes preferências pessoais, por mais bem definido que seja o alcance de pessoas. Ainda que, por exemplo, você atenda pessoas de 20 a 35 anos, que gostem de futebol, esses consumidores podem curtir mais camisetas pretas, brancas, azuis, verdes e assim por diante.

Esse público também será composto por pessoas com diferentes gostos em relação a estampas. Por isso, tenha uma pessoa pronta para criar diferentes ideias que sejam capazes de atender a interesses distintos.

Variedade de tamanhos

Os tamanhos das suas camisetas também precisam ser amplos para atender pessoas de todos os pesos, tamanhos e com diferentes preferências de caimento. Quanto maior a sua oferta de tamanho, mais democrática é a loja e, nesse sentido, mais pessoas vão comprar.

Lembre-se de que modelagens menos justas ajudam também a ter uma amplitude de oferta de tamanhos. Isso é algo também relacionado a conforto, não se esqueça. Outra boa opção é lançar linhas diferentes, como slim, regular e oversized.

Menu e categorias organizadas

Sua loja virtual precisa ser organizada do ponto de vista informacional. Seus consumidores querem entrar no site e encontrar produtos variados de maneira fácil, não importa a quantidade de estilos e temáticas que haja no seu site.

Portanto, organize a disposição dos seus menus e categorias de acordo com os tipos de estampas e temas oferecidos na sua loja virtual. A partir disso, crie um ambiente de site que favoreça a navegação e permita que pessoas encontrem o produto que desejam no menor tempo possível. Para isso, crie modelos e faça testes com pessoas que não conhecem o projeto.

Boa descrição do produto

Uma boa descrição ajuda o consumidor a solucionar todas as dúvidas que tenham nessa experiência de consumo. Aqui, é importante fazer a seguinte reflexão: seu consumidor não pode pegar essa camiseta em mãos, ou seja, você deve chegar o mais próximo possível dessa experiência do toque, mas com palavras.

As descrições devem contemplar dados, informações e percepções subjetivas, como:

  • dimensões da camiseta;
  • materiais utilizados;
  • tipo de método de estamparia;
  • comentários sobre a camiseta;
  • comentários sobre a sensação de toque durante o uso;
  • descrição sobre o conceito do produto, da estampa e do estilo.

Medidas das peças

As medidas da camiseta precisam estar devidamente claras e isso não basta apenas inserir números soltos que funcionam mais como informação técnica do que qualquer coisa. O ideal é que você ensine seu público a medir uma camiseta qualquer que tenha em casa para comparar com as medidas do produto que você vende.

Por isso, crie uma tabela com as medidas de comprimento, tamanho das mangas, largura, largura no peito e outras partes que achar necessário. Para dar apoio, crie uma imagem da camiseta, como um padrão e indique a qual parte cada medida corresponde.

Como montar uma loja virtual de camisetas?

Começar do zero pode parecer confuso na sua opinião? De fato, para quem nunca teve a experiência de colocar uma loja virtual no ar é algo desafiador, mas o processo não é tão complexo. Criamos um guia em 10 passos que garante que, ao fim das etapas, uma loja pronta para ir ao ar seja o resultado. Acompanhe!

1. Escolha as formas de envio

O envio de produtos é um serviço decisivo para lojas virtuais. Isso porque muitas pessoas podem simplesmente desistir da compra, enquanto outras podem até comprar, mas nunca mais voltarem se a experiência de envio for ruim. Portanto, se você deseja oferecer uma entrega capaz de fidelizar, precisa pensar em formas de envio e também nos tipos de fretes.

Há dois pontos que impactam muito o volume de suas vendas: o tempo de entrega e o custo. Há muitos sites que sofrem com o abandono de carrinho, motivado por esses dois fatores citados, sendo percebidos somente no checkout. Ou seja, contar com bons serviços de transportadoras e uma variedade ampla vai garantir mais vendas e fidelização.

2. Escolha as formas de pagamentos

Seguindo a mesma ideia de evitar abandono de carrinho, engajar e manter o nível de vendas alto, você vai precisar também pensar em diferentes formas de pagamento. Assim como o frete, esse é um fator que pode fazer pessoas consumidoras simplesmente desistirem de comprar da sua empresa se elas não puderem pagar como preferirem.

Portanto, há algumas opções que são indispensáveis pensando nos recursos e possibilidades atuais, sendo as principais:

  • boleto;
  • cartão de crédito;
  • plataformas de pagamento (PicPay, PayPal, Mercado Pago, entre outras);
  • pix;
  • transferência bancária.

Na hora de vender online, pense em comodidade e conveniência. Seu consumidor sempre vai querer o método de pagamento que o facilite e, diante disso, o ideal mesmo é oferecer vários para que essa pessoa possa escolher.

3. Integre a plataforma com sistema antifraude

Segurança sempre será um dos pilares de lojas virtuais de sucesso. A última coisa que seu consumidor espera quando compra da sua loja virtual é ter seus dados vazados ou qualquer outro problema dessa ordem. Isso é responsabilidade da empresa e, diante da lei, considerando a LGPD, é algo que pode causar punições às companhias.

Para fugir de qualquer problema do tipo, garanta que sua plataforma de loja virtual possa se integrar com sistemas antifraude. Essas soluções permitem que todas as atividades realizadas no site, inclusive transações bancárias, sejam criptografadas e totalmente protegidas. Assim, tanto cliente quanto loja virtual ficam livre de riscos.

4. Tenha os recursos certos para produtos

Bons recursos são essenciais para que seu site seja convidativo para a navegação entre os produtos. Nesse caso, você precisa de um ambiente que possibilite valorizar ainda mais as camisetas que são vendidas na sua loja virtual. Ou seja, um site capaz de dar destaque ao produto, de maneira que ele ganhe em valor agregado.

Isso é possibilitado por sites que permitem subir fotos em alta definição, inserir vídeos dos produtos em meio às fotos e também escrever boas descrições. Além disso, ter acesso aos dados analíticos em relação às páginas que recebem mais visitas e produtos que recebem mais cliques é importante. Assim, você conhece melhor as preferências do público.

5. Integre a plataforma com ferramentas de marketing

O marketing é um dos pilares das vendas na internet. Você não conseguirá alcançar o sucesso que projeta para a sua marca se não investir em ações e campanhas estratégicas. E quando dizemos investir, não se trata apenas de dinheiro. É fundamental dedicar tempo para monitorar resultados e pensar em ações otimizadas.

Hoje, para ter o máximo de potencial em marketing, é importante que a sua plataforma de loja virtual tenha integração com a ferramenta de automação de marketing utilizada. Assim, você pode captar dados da loja virtual e transformar isso em insights importantes para desenvolver campanhas cada vez mais eficazes para sua empresa.

6. Configure a aparência

A aparência do site é capaz de fazer um consumidor se manter no site e fazer uma compra ou simplesmente abandonar aquela loja virtual e ir para o concorrente. Há dois motivos principais para isso: o primeiro é que as pessoas gostam de estar em ambientes convidativos e, além disso, um site com boa aparência impacta também a navegação.

Portanto, o ideal é que você configure uma aparência de impacto para seu site, o que inclui posicionar elementos que facilitem a navegação e transmitam a sua ideia de marca. Para isso, basta escolher um layout bonito, moderno e que garanta que seus produtos sejam devidamente expostos no site.

7. Contrate um sistema de gestão ERP

Sistemas ERP ajudam empresas a conseguirem administrar todas as suas demandas de maneira bastante simples. Essas plataformas são únicas e funcionam em um só ambiente, ainda que tenham uma série de módulos, como:

Bons ERPs, além de ter os módulos que sua empresa precisa, também devem ser capazes de se integrar a outras ferramentas e, sem dúvidas, à plataforma de loja virtual que você usa. 

8. Tenha um bom sistema de recuperação de venda

Os sistemas de recuperação automatizam o trabalho de recuperação de carrinho, ou seja, perguntar às pessoas que abandonaram o carrinho se elas não querem voltar e fazer a compra. O papel dessas ferramentas é disparar contatos automáticos, geralmente por e-mail, para tentar mudar a percepção do consumidor em relação à compra.

Em alguns casos, esse sistema de recuperação de venda pode levar um cupom de desconto ou de frete grátis para tentar convencer essa pessoa. O importante é contar com um sistema que consiga oferecer diversos recursos de contato. Geralmente, essas funcionalidades estão dentro de outras ferramentas de marketing mais completas.

9. Organize o atendimento e operação

Um bom atendimento faz toda diferença para que seu consumidor veja que há um trabalho sério por trás daquela empresa. Portanto, é importante saber dar toda a atenção que essas pessoas precisam quando há um contato, seja ele o mais simples possível, para solucionar uma dúvida, seja para atender uma reclamação

É claro que um bom atendimento vai demandar organização, antes de qualquer coisa. Para estruturar esses chamados e entender o que seus clientes precisam, é importante utilizar ferramentas de suporte, sendo o CRM a principal delas. Além disso, sua operação precisa estar estruturada, desde a entrada de uma venda até o envio de uma venda.

10. Contrate uma plataforma de loja virtual com integração

A plataforma de loja virtual que você usa precisa ter vasta integração com outras soluções recorrentes à rotina de administração de um e-commerce. Assim, as informações que você gerencia serão acessadas de maneira mais fácil, o que traz dinamismo à rotina.

Na hora de fazer uma pesquisa pela melhor plataforma de loja virtual, procure informações sobre esse nível de integração. Entre as principais conexões que você vai precisar estão:

Saber como montar uma loja virtual de camisetas pode ser o ponto de partida para empreender em uma empresa de sucesso. As dicas deste post devem ser de grande ajuda para que você estruture suas ações e consiga os resultados que mais deseja.

A plataforma de loja virtual tem influência direta nos seus resultados. Portanto, conheça a Simplo7 e entenda seus recursos e serviços!