O mercado de roupas é um setor em constante crescimento, que oferece nele espaço para todos os tipos de gostos, que vão desde peças mais sociais até roupas esportivas. Essa diversidade no ramo permite que diversas pessoas consigam entrar no setor e realizar um bom número de vendas

Isso faz com que começar uma loja virtual de roupas seja um ótimo investimento, já que é um produto bastante procurado por todos os tipos de público. Porém, para obter sucesso no ramo, é preciso se dedicar e planejar muito bem o negócio, para que ele dê resultado.

Por isso neste artigo, você aprenderá a como montar uma loja de roupas virtual, onde você conhecerá o passo a passo para montar um negócio de sucesso!

Por que montar uma loja de roupas virtual?

São diversos os benefícios que os empreendedores ganham ao trabalhar com uma loja virtual vendendo roupas. Segundo dados levantados pelo Melhor Envio, o segmento da moda é a categoria de produtos que mais cresce no e-commerce brasileiro.

Entre os meses de janeiro a novembro de 2020, em meio a uma pandemia, o setor da moda registrou um total de 1,8 milhões de produtos vendidos, e segundo estudos do IDC, em média 82% das pessoas compraram online desde o início da pandemia, sendo que a categoria preferida do público era a de roupas.

Com todos esses dados, podemos ver que aprender a como montar uma loja de roupas virtual é na verdade um ótimo investimento, pois o empreendedor estará entrando em um setor que não para de crescer e que o cliente compra de forma recorrente.

Quanto preciso para abrir uma loja de roupas online?

No geral, não existe um valor fixo para se abrir uma loja virtual de roupas, pois a abertura dela envolve diversos custos, como o de estoque, mercadorias, logística, contabilidade, plataforma entre outros, que podem se alterar dependendo do modelo do negócio.

Lojas que vendem no modelo dropshipping, por exemplo, não precisam arcar com o custo de estoque, logística e equipe interna, porque todo o trabalho pode ser feito pelo empreendedor. Dessa forma, conseguimos ver que o custo de abrir uma loja virtual dependerá unicamente da forma que você configura seu negócio.

O que preciso para montar uma loja de roupas virtual?

Para você conseguir montar uma loja de sucesso e que cresça conforme o tempo, é necessário se atentar a alguns pontos importantes que devem ser definidos logo no início do negócio. Abaixo você conhece mais sobre eles.

Garanta toda a documentação: CNPJ, NFe e ICMS

Todas as lojas virtuais precisam ter CNPJ, para que elas atuem de forma legal no país e assim evitem ter que arcar com multas no futuro. Com o CNPJ, também é possível que elas possam emitir as notas fiscais, sendo que a NFe — sigla para Nota Fiscal Eletrônica — é a mais utilizada no setor.

Além dessas documentações, o empreendedor também precisa realizar o pagamento do ICMS, que é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços, que incide sobre o valor final do produto comercializado.

Veja Ideias de nome para loja virtual de roupas

Outro ponto importante para o seu negócio é definir o nome da sua loja virtual de roupas. Geralmente isso é feito logo no começo do negócio, para que ele seja facilmente lembrado e encontrado pelo seu público, que conseguirá acessar bastante a sua loja virtual. É interessante que o seu nome seja definido antes mesmo de ter o seu CNPJ.

Faça a Validação do nome

Se você já tem um nome escolhido, você deve validar ele, que basicamente é realizar o registro desse nome em algum órgão do governo, para garantir que nenhuma outra empresa possa utilizar o nome escolhido, e sim somente a sua loja virtual.

Registre o seu endereço na internet

Por fim, é importante que você tenha o seu próprio domínio na internet, para passar mais profissionalismo e facilitar para que seus clientes encontrem você. O domínio é basicamente um endereço que seu público vai utilizar para acessar a sua loja virtual, como www.sualoja.com.br.

Como montar uma loja de roupas virtual?

Separamos abaixo um passo a passo em dez etapas simples para que você saiba como montar uma loja de roupas virtual e consiga ter muito sucesso no ramo! Abaixo você verá itens sobre como encontrar seu fornecedor, qual plataforma escolher para montar a sua loja e como divulgar o seu negócio!

1. Crie a marca

Desenvolver uma marca forte, que passe segurança e credibilidade ao seu público é algo muito importante quando falamos sobre vendas online. Para atingir isso, é importante desenvolver pilares que vão descrever sua marca e definir os principais benefícios dos seus produtos para seus clientes enxergarem valor em comprá-lo.

2. Desenvolva uma identidade visual

A identidade visual é o que vai dar vida a sua marca. Para fazer isso, você pode começar definindo uma paleta de cores e fontes para utilizar na loja virtual e em materiais de divulgação. Quando for levar essa identidade para o layout da loja, sempre foque em ser simples, para que seu público possa navegar com tranquilidade e achar facilmente os produtos de interesse.

3. Defina o público e o estilo de roupas

No terceiro passo, você deve definir que estilo de roupas vai vender, onde é importante escolher aquilo que você tem mais afinidade para vender e, principalmente, que tenha pessoas para comprar. Se tiver um público formado, você deve estudá-lo para entender seus comportamentos de compras e utilizar isso nas estratégias de marketing e vendas.

4. Encontre bons fornecedores para loja virtual de roupas

Esse ponto é crucial para o sucesso do seu negócio, e para fazer com que a sua loja virtual tenha uma boa imagem. Busque por fornecedores e fabricantes que produzam peças de qualidade, que não tenham defeito e que não estraguem facilmente depois de pouco tempo de uso.

5. Escolha as formas de pagamento

Os métodos que seus clientes vão utilizar para realizar o pagamento das compras é algo muito importante para o seu negócio. Então, pesquise mais sobre o seu público-alvo e conheça as formas de pagamento que eles estão mais acostumados a utilizar nas compras online, e foque em integrar esses meios na sua loja virtual.

6. Faça o planejamento da sua logística

A forma que os pedidos serão enviados merece uma atenção especial do empreendedor, onde é preciso definir os meios de envio, os valores de frete e criar um procedimento para seguir toda vez que houver pedidos, como separar produtos no estoque, embalar, mandar para a transportadora entre outras ações relacionadas.

7. Tire boas fotos do seu produto

Para fazer com que o cliente tenha mais vontade de adquirir o seu produto, é importante investir em fotos que tenham qualidade e que permitam que o seu público consiga conferir todos os detalhes do produto e tenham mais vontade de comprá-lo.

8. Escolha a plataforma

Escolher a plataforma onde você montará a sua loja virtual é algo muito importante para o seu negócio, pois é ela que dará sustentação a loja, permitindo cadastrar produtos, modificar o layout, receber pagamentos entre outras ações.

Para fazer essa escolha, é importante saber que existem três tipos de plataformas para você montar a sua loja virtual:

  • Open source: esse modelo basicamente disponibiliza um código aberto para você modificar e assim desenvolver sua loja virtual de forma personalizada.
  • SaaS: esse modelo é um dos mais utilizados, onde toda a estrutura da loja está pronta, e para utilizá-la o lojista só precisa arcar com uma mensalidade mensal que possui diversas funcionalidades.
  • Alugadas: nesse modelo, a loja é desenvolvida em uma plataforma de terceiros, que oferece toda a estrutura para a loja, sendo possível alterá-la para ficar de acordo com seu negócio.

9. Divulgue suas ofertas

A internet é um ótimo local para divulgar seu negócio e estreitar sua relação com o público. Para fazer isso, você pode utilizar estratégias de marketing, como o Inbound Marketing, que utiliza conteúdos para promover a marca nos buscadores, os anúncios pagos e as redes sociais.

10. Defina o seu produto estrela

Por fim, você deve definir o seu produto estrela, que basicamente é aquele item campeão de vendas e que traz muito lucro para o seu negócio. Para definir esse produto, é importante se atentar à margem de lucro que ele oferece, ao custo de envio e estocagem, à frequência de compra e à competitividade no mercado.

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