Quando trabalhamos com um negócio digital, precisamos estudar e nos atualizar sobre as principais estratégias de vendas e marketing praticadas nesse meio, para poder utilizá-las e assim crescer o empreendimento.

Porém, existe algo que acompanha todas as estratégias digitais quando falamos de loja virtual, que é a jornada de compra do cliente, que mostra as etapas que uma pessoa passa até virar oficialmente um cliente da sua loja virtual.

Mapear essa jornada é fundamental, pois ela nos diz os canais de comunicação que a pessoa mais usa, e em quais momentos a loja tem a oportunidade de conversar com esse cliente para convencê-lo de que a sua loja virtual é o melhor ambiente para ele fazer a compra dele.

A maioria das lojas virtuais se enganam ao pensar que a única forma de se comunicar com seu cliente é pelas redes sociais. O cliente se comunica por diversos canais, e o canal que é mais assertivo para criar uma comunicação personalizada e que aproxime mais o cliente do negócio é o e-mail.

Mas para essa estratégia funcionar, o lojista precisa capturar os endereços de e-mail do seu público, para poder se comunicar com eles e torná-los clientes fiéis. Neste conteúdo, você aprenderá mais sobre como capturar e-mail e se comunicar de forma assertiva com seu público, para assim gerar mais vendas utilizando esse canal!

Qual a importância da captura de e-mail na loja virtual?

Quando pensamos em e-mail, logo nos vem à cabeça algo muito antigo que as pessoas nem abrem ou criam mais. Porém a quantidade de pessoas que possuem e-mail cresce a cada ano, pois para poder criar conta em outros canais, como nas redes sociais, é necessário ter um e-mail.

Além disso, cerca de 92% dos adultos checam seus e-mails frequentemente, seja por causa do trabalho ou para mantê-lo organizado, fazendo com que as lojas virtuais tenham ótimas oportunidades de se comunicar com seus clientes por esse canal.

O e-mail também oferece a possibilidade de criar comunicações personalizadas para seu público. Com certeza os seus clientes não compram tudo que tem na sua loja, eles provavelmente se interessam por categorias de produtos específicos.

Com uma boa estratégia de e-mail marketing, você consegue criar comunicações personalizadas, enviando promoções relacionadas aos produtos que eles mais gostam, aumentando assim as suas chances de realizar mais vendas!

E devemos sempre lembrar que, diferente das redes sociais, no e-mail marketing todo tipo de comunicação que você criar chegará para todo o seu público, e não somente uma parcela dele como ocorre muito no Instagram ou Facebook.

Isso favorece o lojista porque todo esforço que ele investir não será para agradar o algoritmo de uma ferramenta, mas sim para fazer com que seu público se interesse pela sua loja e realize uma compra!

Por conta disso, trabalhar com táticas de captura de e-mail são fundamentais para uma estratégia de marketing digital, pois dessa forma você consegue ter um contato mais próximo com o público, e facilmente torná-los clientes fiéis a sua marca.

Quais são os benefícios da captura de e-mail na loja virtual?

Como já vimos no tópico acima, trabalhar com uma estratégia de e-mail marketing, que é o principal motivo para o lojista aprender sobre como capturar e-mail, traz diversos benefícios para o negócio.

Mas a estratégia de captura de e-mails em si é muito benéfica para a loja virtual, porque essa é uma informação que conseguimos facilmente fazer com que o cliente nos passe, diferente de pedir seu número do WhatsApp ou para seguir a sua loja nas redes sociais.

As formas de capturar os endereços de e-mail costumam ser bem simples e demandam pouquíssimo investimento financeiro do lojista, que só precisará contar com tempo e um pouco de criatividade para otimizar as formas de capturar os e-mails do seu público.

Além do mais, por ser uma tática com custos baixos, isso garante que o lojista consiga ganhar mais lucro sobre as vendas realizadas utilizando elas, e se ele souber enviar comunicações de forma estratégica, o faturamento da loja pode subir, assim como o número de clientes e pessoas reconhecendo a sua marca e se fidelizando a ela!

No geral, um negócio tem muito a ganhar ao implantar táticas de captura de e-mail, o que ajuda a torná-lo mais competitivo frente aos concorrentes, pois você estará valorizando mais o cliente do que outras lojas.

Como capturar e-mail na loja virtual?

Para realizar essa estratégia, é necessário que você crie um formulário para poder captar essa e outras informações como, nome e data de aniversário, por exemplo, para que assim você possa deixar as comunicações personalizadas.

Se o formulário for pequeno, ele poderá ser colocado em qualquer página do seu site, mas caso ele seja mais extenso, pode ser interessante ter uma única página para ele, que nesse caso é conhecida como landing page. A partir disso, você pode criar ações digitais que servem de isca para que seu público acesse a página.

A seguir, você confere algumas táticas para utilizar quando for aplicar a estratégia de captura de e-mails na sua loja virtual.

Pop-up

Os pop-ups são aquelas janelinhas que aparecem de surpresa em um site e geralmente contém algum brinde, ou informação de valor para o cliente, como um desconto. Elas geralmente aparecem de acordo com o comportamento do cliente no site.

Você pode colocar um pequeno formulário, de até três campos no pop-up, para poder captar o e-mail do seu público. Nesse momento, é interessante dar um incentivo para que ele passe o e-mail, isso pode ser um desconto na primeira compra, a promessa de receber em primeira mão promoções futuras ou um frete grátis.

Lateral do site

Você também pode aproveitar os espaços nas laterais da sua loja virtual para poder capturar o e-mail dos seus clientes. Para isso é só dar uma leve alterada no layout, de modo que caiba um pequeno formulário.

O interessante de colocar aqui é que, diferente do pop-up, você não interrompe a navegação do cliente, que pode ser algo negativo dependendo do perfil do seu cliente ideal, e assim os e-mails que você capturar vão ser de pessoas que realmente querem isso.

Quiz

Se você quer saber como capturar e-mail de forma divertida, essa é a opção ideal para você, pois além de conseguir a informação, você fará com que seu público interaja mais com a marca. Você pode criar um Quiz onde seja adicionado um campo entre as perguntas para pedir o e-mail do cliente, e assim poder se comunicar com ele quando o quiz for finalizado.

Anúncio nas redes sociais

Uma forma muito conhecida de capturar e-mails é investindo em anúncios nas redes sociais. Nesse método, você consegue capturar um número maior de e-mails, pois o anúncio vai impactar mais pessoas.

Nas principais redes sociais, como Facebook e Instagram, você pode criar um formulário dentro da plataforma, ou redirecionar as pessoas para uma página específica onde você tenha construído o seu formulário.

Materiais gratuitos

Todos adoram saber que podem receber um material que além de ser relevante é gratuito. A sua loja virtual pode investir na criação de e-books ou vídeos exclusivos que, para serem acessados e consumidos pelo seu público, é necessário passar o e-mail.

Como usar os e-mails capturados?

Após seguir nossas dicas, e conseguir capturar um bom número de e-mails, você deve seguir aplicando uma estratégia de e-mail marketing, onde você filtra a lista de contato que tem, agrupando eles pelo interesse, para assim criar comunicações personalizadas.

Porém, antes de iniciar os seus envios, é importante se atentar às regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que tem o objetivo de proteger os dados dos usuários. Se você quer trabalhar com o envio de e-mail, precisa cumprir com esses aspectos:

  • sempre peça ao seu cliente permissão para enviar mensagens para ele por e-mail;
  • quando ele fornecer algum dado, sempre o comunique sobre como os dados vão ser utilizados;
  • no modelo de e-mail, sempre deixe disponível e de fácil acesso a opção de se descadastrar e parar de receber comunicações;
  • adicione o endereço e telefones de contato da sua empresa, assim como site e redes sociais.

Também pode ser interessante você deixar que o próprio cliente escolha que tipo de conteúdo será enviado, para que ele fique ciente que receberá comunicações de uma categoria específica.

Quais recursos usar na captura de e-mail?

Aqui na Simplo 7 disponibilizamos diversos recursos para que a sua loja virtual fique cada vez mais profissional, mas sem perder a simplicidade na sua criação e gerenciamento.

Para você que quer trabalhar com a captura de e-mail, pode se beneficiar das nossas funcionalidades de criação de formulário e páginas personalizadas com a identidade visual do seu negócio.

Além disso, contamos com ferramentas para você seguir com sua estratégia de e-mail marketing, como o recurso de criar newsletter ou integrar sua loja ao Mailchimp para realizar os disparos.

Vem fazer parte da Simplo 7 e crie a sua loja virtual em segundos para usufruir desses e de diversos benefícios que só a gente oferece!