Você já pensou na possibilidade da sua loja virtual sempre aparecer como o primeiro resultado de pesquisa quando o seu público busca pelo seu produto? Ou quem sabe aparecer nos sites que a sua persona mais visita, com uma oferta imperdível da sua loja?

Pois saiba que tudo isso é possível a partir do Google Adwords! Com essa ferramenta você consegue criar anúncios que aparecem para o seu cliente de forma assertiva, fazendo com que as suas vendas aumentem!

Para conhecer tudo sobre o Google Adwords para e-commerce, suas principais vantagens e como criar um anúncio na ferramenta, é só continuar lendo este artigo que colocamos diversas dicas valiosas para você!

Como funciona o Google Ads?

Basicamente, o Google Adwords funciona como um leilão de anúncios, onde os anunciantes investem uma quantia de dinheiro, que pode ser diária, semanal ou mensal, e em troca tem seus anúncios exibidos nos resultados de busca.

Para fazer a escolha de qual anúncio será exibido em cada pesquisa, o Google utiliza critérios como confiabilidade do site, tamanho do conteúdo, velocidade de carregamento, entre outros. Mas o seu anúncio sempre será exibido, já que todos os dias milhões de pesquisas são feitas no buscador, fazendo com que você tenha diversas chances de aparecer.

Na hora de criar o anúncio, é importante que você saiba que o Google classifica eles em dois tipos. O primeiro deles são os anúncios de rede de pesquisa, que são aqueles exibidos nos resultados de buscas do Google e ficam nas primeiras posições da primeira página. Mas ele também pode ser visto em outras abas, como a do Shopping e as Imagens, e em sites parceiros do Google.

O segundo deles é o anúncio do tipo rede de display, que são aqueles que aparecem em sites, blogs e outros portais, onde eles têm a grande vantagem de poder utilizar diversos formatos de conteúdo que a rede de pesquisa não suporta, como imagem e vídeo.

Qual a importância do Google Adwords para e-commerce?

Utilizar o Google Adwords para e-commerce e começar a criar anúncios é muito importante para a evolução da sua loja virtual, pois com eles o seu negócio fica mais conhecido e começa a crescer.

Quando os anúncios do Google Adwords possuem uma boa segmentação, eles podem gerar um aumento considerável nas vendas do seu negócio, já que você aparecerá para o público de forma mais assertiva quando for o momento certo dele comprar.

E para ter esse aumento nas vendas, não será necessário fazer um investimento muito alto. Quando a campanha é bem otimizada, ela consegue aumentar seu faturamento sem ser necessário investir mais para isso acontecer.

Isso faz com que o Google Adwords seja uma ótima ferramenta para aumentar as vendas do seu negócio, fazer com que ele seja conhecido por mais pessoas e se torne cada vez mais relevante no mercado.

Como anunciar seu E-commerce no Google?

Depois de ter visto como é possível crescer a sua loja virtual criando anúncios no Google, você deve estar ansioso para começar a utilizar essa incrível ferramenta que pode levar o seu negócio a outro patamar.

Para você começar a criar anúncios e divulgar melhor a sua loja virtual, é necessário, antes de tudo, criar uma conta no Google Ads para poder desenvolver suas campanhas. A criação da conta é bem simples, e você pode seguir o passo a passo indicado na hora de criá-la.

Quando você for fazer os anúncios, é importante se planejar para que seu investimento realmente gere um retorno. Para isso, separamos algumas práticas que podem ser interessantes de seguir na hora de fazer a criação e gestão dos seus anúncios.

  • Analise a sua concorrência e veja que tipo de anúncios eles tem feito;
  • Defina o objetivo que você quer alcançar com a criação daquele anúncio, isso pode ser conseguir mais tráfego para o site, realizar mais vendas entre outros;
  • Escolha as palavras-chave que serão utilizadas nos anúncios, você pode utilizar algumas ferramentas para isso, como o Google Keyword Planner;
  • Determine um orçamento para os seus anúncios e que tipo de lance ele terá;
  • Monitore as métricas e resultados do seu anúncio e faça melhorias quando necessário.

Ao seguir esses passos, você consegue desenvolver uma boa campanha de Google Adwords para e-commerce que consiga gerar resultados incríveis para o seu negócio!

Adwords para e-commerce: Rede de Display

Como vimos anteriormente, uma forma de utilizar o Google Adwords para e-commerce é criando anúncios de rede de display. Esse modelo consegue alcançar milhões de sites, blogs e portais onde o empreendedor consegue segmentar os anúncios de acordo com o tipo de site.

Fazendo dessa forma, você consegue ser mais assertivo nos seus anúncios, pois eles só vão aparecer em sites que possuam conteúdos que o seu cliente está acostumado a consumir. Assim, você conseguirá impactá-lo no lugar e hora certos para que ele volte a navegar na sua loja virtual e assim realize uma compra!

Outra vantagem de utilizar esse tipo de pesquisa é que ela permite que seus anúncios sejam feitos em diversos formatos, onde você pode criar imagens, vídeos, textos entre outros. Abaixo você confere como usar a rede de display no seu e-commerce.

Como usar a Rede de Display

O primeiro passo que o empreendedor deve fazer para conseguir criar anúncios de rede de display é instalar o pixel do Google Ads no seu site, que permite acompanhar as principais métricas do seu anúncio.

Para adicionar o pixel será necessário mexer um pouco em código, mas não se preocupe porque é bem fácil. Você precisará primeiro ir até a ferramenta do Google Tag Manager e realizar o seu cadastro. Após ter feito isso, aparecerá uma janela com um código que você deverá copiar e colar no código do seu site, após a tag <body>.

Essa tag fica bem no início no código, de forma que não fica muito difícil encontrá-la. Após ter adicionado o código no seu site, é só salvá-lo e ir até o painel da sua conta do Google Ads e clicar na opção de “Nova Campanha”. Agora, você verá a opção de criar um anúncio de rede de display.

Tipos de segmentação

Depois de habilitar a rede de display no seu Google Adwords, é importante conhecer mais sobre os tipos de segmentação existentes, pois isso ajudará a criar anúncios que apareçam para o público certo de forma que você consiga fazer mais vendas no seu e-commerce! 

A seguir você conhece melhor os três tipos de segmentação existentes no Google Adwords para e-commerce.

  • Segmentação demográfica e geográfica: nesse tipo de segmentação, você tem a possibilidade de dividir o seu público com base nos atributos relacionados à idade e gênero (demográfico) e local em que acessa a internet (geográfico).
  • Segmentação por contexto: neste tipo de segmentação, seu público será dividido de acordo com o conteúdo que eles mais consomem, para que o anúncio só apareça nos sites que possuem eles. Também é possível escolher quais sites você quer aparecer.
  • Segmentação por categorias de interesse: já nesse tipo de segmentação, você escolhe as categorias de interesse do seu público, onde o seu anúncio aparecerá nos sites de terceiros. Por exemplo, se você criar um anúncio de vestidos, ele vai aparecer em blogs de moda.
  • Segmentação por tópicos: nessa segmentação, você poderá escolher de forma automática os sites da rede de display em tópicos específicos que você sabe que o seu público-alvo mais gosta.

Remarketing

Pelos anúncios de rede de display, você pode aplicar o remarketing, uma técnica muito conhecida no marketing em que você consegue mostrar os anúncios de produtos específicos que o seu cliente viu recentemente no seu site.

Essa é uma técnica poderosa de vendas, porque ajuda a lembrar a pessoa de que aquele é um produto que ela tem interesse, seja para resolver um problema ou suprir uma necessidade. Então, toda vez que a oferta aparece, isso a faz lembrar de que tem que resolver algo.

E esse lembrete constante também pode ser utilizado para melhorar o branding da sua empresa, ou seja, fazer com que ele se lembre facilmente da sua marca para que você se torne mais relevante para ela e para o público em geral.

Ao fazer o remarketing, é interessante aparecer com ofertas e propostas de compra diferentes, porque a sua persona já tem interesse no produto, você só precisará fazer com que a compra dele pareça cada vez mais atrativa para ele realmente tomar a ação de finalizar a compra na sua loja virtual.

Adwords para E-commerce: Rede de Pesquisa

A outra forma de utilizar o Google Adwords para e-commerce é criando anúncios do tipo rede pesquisa, que são aqueles compostos por texto e que aparecem nos primeiros lugares nos resultados de busca do Google.

Além de aparecer na busca, esse tipo de anúncio também pode ser exibido em outros sites do Google, como o Maps, Shopping, a seção de Imagens e em alguns sites parceiros de pesquisa da companhia.

Todas essas localizações podem trazer muitas vantagens para a sua loja virtual, que terá mais do que uma possibilidade de aparecer para o seu público-alvo.

Como usar a Rede de Pesquisa

Para criar anúncios de rede de pesquisa no Google Adwords, você pode seguir os mesmos passos de quando foi feito a Rede de Display, porém no final da configuração da campanha, você deve selecionar a opção “Rede de Pesquisa”.

Quando for criar seus anúncios, você pode segmentar seu público e direcioná-los até o anúncio a partir da localização deles, da idade e gênero e por palavras-chaves. Se for escolher a última opção, pode ser interessante realizar uma pesquisa de palavras-chave para escolher os termos de forma mais assertiva.

Você pode fazer essa pesquisa em ferramentas próprias para isso. A mais recomendada é o Google Keyword Planner, que permite que você selecione os termos, veja o volume de pesquisa, o valor das palavras, entre outros dados importantes.

Anúncios de Pesquisa Dinâmico

Assim como os anúncios da Rede de Display, os de rede de pesquisa oferecem uma opção mais dinâmica, que consegue ser assertiva sem precisar que o empreendedor invista muito tempo configurando ela.

Os anúncios de pesquisa dinâmicos são iguais aos anúncios comuns, porém o título deles pode ser gerado de forma automática, de acordo com a palavra-chave utilizada pelo usuário na busca, onde além do título, também é gerado a URL de destino.

Dessa forma, você consegue fazer com que a sua loja virtual apareça rapidamente para o seu cliente, se tornando assim mais relevante e trazendo mais visitas para seus produtos mais procurados.

Tipos de Lance

Um ponto importante de se aprender quando se trabalha com anúncios do Google Adwords para e-commerce é os tipos de lance que existem, que basicamente são as formas de criar um orçamento para os seus anúncios.

As campanhas que são criadas no Google Adwords, são configuradas de acordo com um orçamento diário definido por você. Pode ter dias que o orçamento seja ultrapassado, e em outros ele nem seja atingido, mas isso acontece porque o Google escolhe os dias com melhores resultados para dedicar uma parte maior do seu orçamento. No final do mês, a quantia paga é a mesma.

Sobre os lances, existem três tipos que o Google pode utilizar no seu sistema, são eles:

  • Custo por clique (CPC): nesse modelo, você só será cobrado caso alguém clique no seu anúncio. Ele é uma ótima opção quando o seu objetivo é aumentar as visitas do site.
  • Custo por aquisição (CPA): neste tipo de lance, você escolhe a quantia que quer gastar com o Google Ads pelas vendas geradas nos anúncios
  • Custo por Mil Impressões (CPM): e por fim, nesse tipo de lance, você define o preço que pagará por 1000 anúncios exibidos, onde toda vez que alguém o visualizar você será cobrado.

Com todas essas informações você com certeza conseguirá utilizar o Google Adwords para e-commerce da melhor forma e assim conseguir muitas vendas!

Se você quiser se aprofundar no assunto, recomendamos que conheça mais sobre SEO no nosso guia completo sobre ele para aplicar na sua loja!