É imprescindível que o profissional de e-commerce mantenha-se sempre inteirado com o mercado. Afinal, tudo muda rapidamente no mundo virtual. Entretanto, nem sempre é no novo que podemos encontrar conhecimentos válidos, pois também é preciso conhecer as histórias e opiniões de outros profissionais do ramo para aprender como gerir nosso negócio. Livros sobre comércio eletrônico são uma boa forma de conseguir isso.

Pensando nisso, reunimos neste post sete obras para você entender melhor o mercado de lojas virtuais. Aproveite!

1. Satisfação Garantida

Sabe por que esse deve ser o livro de cabeceira de qualquer empreendedor de e-commerce? Porque ele aborda a experiência do cliente, aspecto crucial para que um varejo on-line consiga vender mais.

O exemplar foi escrito por Tony Helsh, CEO da Zappos, antiga loja de calçados americana que foi comprada pela Amazon. Das instruções apresentadas pelo autor, o espírito empreendedor, a construção de uma cultura com foco no cliente e o empenho de todos os setores em prol de um objetivo em comum são os métodos mais evidentes para o sucesso de uma loja virtual.

2. DNA do Inovador

A obra procura estimular a capacidade de aprendizagem e inovação, que são os pilares para que um negócio digital seja bem-sucedido. Os autores, Christensen, Clayton M.Dyer, Hal B e Jeff Gregersen, dialogaram com os principais líderes inovadores do planeta, incluindo Google, Apple, Amazon e outros, para detectar traços em comum.

3. A Cauda Longa

Como você poderia se qualificar na comercialização de determinados produtos no comércio on-line e por que fazer isso? Pensar dessa forma, ou seja, contar com uma estratégia de cauda longa (long tail), trás excelentes resultados para quem almeja vender itens competitivos e integrar diferenciais para o e-commerce.

Em “A Cauda Longa”, o autor Chris Anderson expõe pesquisas feitas com informações das lojas virtuais mais conhecidas do mundo para apontar tendências, erros, acertos e situações vivenciadas por essas empresas.

4. Vai fundo!

“Vai Fundo!”, de Gary Vaynerchuk, é um livro extremamente motivador que fala sobre como converter as paixões em negócios que geram dinheiro, podendo ser loja on-line ou não.

Essa obra é considerada a Bíblia do empreendedor contemporâneo, pois, além de oferecer uma leitura agradável, também mostra como implantar na prática o desejo de empreender e faturar com a internet.

5. Inbound Marketing – Seja Encontrado Usando o Google, a Mídia Social e os Blogs

Comércios eletrônicos precisam se destacar na rede, assim como qualquer site. Você deve utilizar palavras-chave, estratégias de SEO e demais recursos de marketing para atrair pessoas, convertê-las em clientes e, por fim, fidelizá-las. Para isso, é essencial ler o livro escrito por Brian Halligan e Dharmesh Shah, fundadores do Hubspot, que mostram como usar redes sociais e blogs para falar com os visitantes certos.

6.  A Loja de Tudo, Jeff Bezzos e A Era da Amazon

A Amazon é uma loja virtual tão grande e conhecida, que mais uma vez é um dos assuntos de um dos livros indicados neste post. O objetivo do “A Loja de Tudo” é mostrar o caminho seguido pelo dono da marca, Jeff Bezzos, que decidiu causar uma revolução na hora de vender: sua intenção foi oferecer diversos produtos a preços baixíssimos. O que parecia impossível, concretizou-se e tornou-se um sucesso mundial.

O autor dessa obra, o jornalista Brad Stone, entrevistou os familiares e funcionários do fundador para trazer aos leitores as condutas de um grande empreendedor. É um dos livros sobre comércio eletrônico que mais inspira as pessoas.

7. Otimização de Conversão: A Arte e a Ciência

Esta obra aborda técnicas de como convencer visitantes do seu e-commerce a comprarem de você, mas sem espantá-los com navegação confusa ou excesso de informações. Em “Otimização de Conversão: A Arte e a Ciência”, escrito por Khalid Saleh, você entenderá como usar as metodologias de marketing, usabilidade, design/leiaute e métricas em sua loja virtual para gerar mais conversões.

Com o apoio dos livros sobre comércio eletrônico citados neste post, a gestão do seu e-commerce estará a um passo do sucesso. Se esquecemos de falar de algum exemplar que você considera relevante, utilize o campo de comentários abaixo para deixar essa lista ainda mais completa!