O checkout é uma das etapas mais importante para o lojista, que realiza todas as suas ações de marketing e vendas para fazer com que a pessoa finalize a sua compra na loja virtual, e assim vire um cliente para o negócio.

Porém, para isso acontecer, o empreendedor precisa se atentar a forma que o checkout da sua loja virtual é construída, porque ela deve induzir o cliente a finalizar a compra de forma rápida e prática, e não ter nenhuma característica que dificulte essa ação.

Mas nem todos os lojistas conseguem atingir esse objetivo, fazendo com que essa etapa final da compra se torne um impedimento para ela ser concluída, e afete o crescimento do negócio como um todo. Por isso, é importante aprender a como otimizar o seu checkout da loja virtual, para evitar transtornos e realizar boas vendas online!

Neste artigo você vai entender melhor sobre a etapa do checkout loja virtual, e aprenderá a importância de criar boas etapas para a finalização de compra, além é claro de conferir as melhores práticas utilizadas para otimizar essa importante etapa na jornada de compra do seu cliente!

O que é Checkout em uma loja virtual?

Quando as pessoas vão fazer compras online, elas acabam passando por diversas etapas até finalizar o pedido. Primeiro ela precisa identificar um problema que está passando e que precisa ser solucionado. Após isso, ela vai procurar como resolver esse problema, que muitas vezes pode ser com a compra de um produto específico.

Ela vai então pesquisar mais sobre esse produto, para ver qual modelo dele é o ideal para o problema que ela quer resolver. Quando ela escolhe o modelo ideal daquele produto, a pessoa segue a sua busca, dessa vez procurando as lojas virtuais que fazem a venda dele.

Nesse momento, ela vai analisar tudo para definir qual loja online é a mais segura e com bom preço para comprar. Sendo assim ela vai verificar os preços praticados, tipos de desconto, valor e prazo de fretes, opções de pagamento disponíveis, avaliações de pessoas que já compraram, dentre outros aspectos que vão ajudá-la na escolha.

Após todas essas pesquisas é que ela vai escolher a melhor loja virtual para realizar a compra. A partir disso, ela vai até a loja para adicionar seus produtos de interesse no carrinho virtual e finalizar o pedido, virando assim um cliente da loja online.

Dentre todas essas etapas, que geralmente são bem descritas na jornada de compra do consumidor, o checkout ocorre no momento de finalizar a compra, que é quando o cliente vai confirmar o seu pedido, realizar o pagamento, e comprar de fato na sua loja virtual.

Qual a importância de oferecer um bom checkout?

Conhecendo mais sobre a definição do checkout da loja virtual, fica fácil entender porque essa etapa é tão importante para os e-commerces, e deve ser tratado com atenção especial do lojista para oferecer o melhor checkout na loja virtual, já que com ele você pode ganhar diversas vantagens.

Melhora a experiência do usuário

A experiência do usuário no momento de fazer as compras online deveria ser um assunto mais debatido entre os lojistas. Afinal de contas, quem oferece uma boa experiência, e pensa muito bem antes de adicionar qualquer tipo de elemento na sua página de checkout, consegue deixar o cliente mais confortável e fazê-lo se sentir em casa ao comprar na sua loja virtual.

Fideliza mais clientes

Um checkout feito pensando no seu cliente, faz com que ele fique mais satisfeito em realizar uma compra na sua loja virtual. E quanto mais satisfeito ele fica, maiores são as chances do cliente voltar e realizar mais compras, além de indicar a sua loja para amigos e familiares.

Diminui abandonos de carrinho

Um dos motivos principais que fazem alguém abandonar um carrinho é o fato da loja virtual não deixar explícito todos os valores do pedido, e querer mostrar isso apenas no final da compra. Deixar para mostrar o valor do frete no final, por exemplo, pode ser um fator que faça o cliente desistir da compra, caso o frete seja muito alto ou supere o valor do produto a ser adquirido.

Por isso, ao criar a sua página de checkout na sua loja virtual, é importante ser transparente e mostrar todas as informações para o cliente antes dele clicar no botão de finalizar a compra.

Como criar uma página de checkout para loja virtual?

Para você criar um bom checkout, é preciso primeiro conhecer a fundo quais são os comportamentos do seu consumidor ao realizar compras online. Ele pode ser uma pessoa mais prática, que quer tudo para ontem, ou ser alguém mais tranquilo que não se importa em ter que passar por diversas etapas.

Conhecer esse aspecto do seu cliente ideal é o que vai ditar como o checkout loja virtual deve ser no seu negócio. Com essa informação, você pode seguir o passo a passo a seguir para criar a melhor página de checkout da sua loja virtual!

1. Mapeie as etapas do checkout

O primeiro passo é mapear as etapas do checkout. Aqui você precisa levantar as informações que precisa do seu cliente, como e-mail, telefone, dados bancários, entre outros elementos importantes para finalizar a compra.

Caso o seu cliente tenha um perfil mais prático, pode ser interessante pedir o mínimo possível de informações e facilitar ao máximo as etapas do seu checkout. Mas se o seu cliente for mais tranquilo, você pode pedir mais informações dele, porém é interessante dividir o checkout em etapas, e mostrar uma barra de progresso do preenchimento para que o cliente saiba quando vai acabar.

2. Facilite o cadastro ou login

Muitas lojas pedem para o cliente se cadastrar na loja no momento do checkout. Isso só será uma prática boa ou ruim dependendo do perfil do seu cliente, mas independente disso é interessante oferecer opções simplificadas de realizar o cadastro, como ofertar a opção de se cadastrar ou entrar no sistema utilizando as redes sociais.

Além disso, no momento do cadastro pode ser interessante oferecer incentivos que façam com que o cliente queira realizar o cadastro, como cupom de desconto ou frete gratuito. Nessa etapa, também é importante analisar a necessidade do cadastro. Às vezes, tudo que o seu negócio precisa é do e-mail do cliente, então você pode pedir somente essa informação e criar um checkout otimizado, além de economizar espaço no banco de dados do seu sistema.

3. Informe o valor do frete e opções de pagamento

Muitas vezes, o cliente só monta o carrinho e pede para finalizar a compra porque ele tem interesse em ver quais são as opções de pagamento e o valor do frete utilizado na loja virtual, que são informações que poderiam aparecer antes dele fechar o pedido.

Além disso, se o frete for muito alto, ou a sua loja não trabalhar com a opção de pagamento utilizada pelo cliente, você pode acabar aumentando o número de carrinhos abandonados na sua loja virtual, afetando o desempenho dela. Então sempre coloque essas informações antes do cliente finalizar o pedido.

4. Crie uma tela de confirmação

Por fim, é interessante criar uma boa tela de confirmação do pedido, que mostre ao cliente que o checkout foi finalizado com sucesso, para não deixar dúvidas se a operação realmente funcionou ou não.

É interessante colocar nessa tela o código do pedido, um resumo dos produtos e o que o cliente deve esperar agora, se é receber um email confirmando o pagamento com o banco, ou se é apenas aguardar pelo código de rastreio. Assim o cliente não fica perdido e ganha mais confiança na sua loja virtual.

Como facilitar o checkout na loja virtual?

Caso você já tenha criado a sua página de checkout, e ela esteja ativa há algum tempo, pode ser interessante conhecer algumas formas de melhorar o desempenho dela, e fazer com que ela ajude o seu negócio a fechar mais vendas. Abaixo você confere algumas dicas para deixar o seu checkout cada vez melhor!

Crie uma página clean

Desenvolva uma página leve, que tenha somente as informações essenciais para o cliente finalizar a compra, e que não possua muitos elementos visuais que o distraiam do objetivo ou que façam com que a página demore muito para carregar.

Apresente de forma clara o custo do pedido

Não deixe o cliente ter que finalizar a compra e realizar diversas etapas de checkout para descobrir no final que o valor total do pedido não é algo que ele pode arcar no momento. Apresente os valores antes, em um local de fácil visualização, para que quando o cliente finalize a compra, não sofra com nenhum imprevisto.

Deixe as opções de pagamento bem visíveis

Muitas vezes, os seus clientes já estão acostumados a utilizar uma forma específica de pagamento quando vão realizar as compras online, e se você deixar essa informação por último pode fazer com que o cliente abandone o carrinho. Portanto, sempre deixe bem visível quais as formas de pagamento que a sua loja trabalha.

Crie uma página responsiva

Uma página responsiva é aquela que se adapta aos diferentes tamanhos de tela existentes nos dispositivos, e ela está se tornando uma questão importante para os e-commerces porque a maioria das compras são feitas pelo celular. Então garanta que a sua página de checkout tenha um bom layout em todos os formatos de tela, principalmente nos celulares.

Como customizar o checkout loja virtual Simplo 7?

Agora que você já entende tudo sobre checkout, é importante verificar os recursos que a sua plataforma de loja virtual oferece. Aqui na Simplo 7 nós desenvolvemos diversos recursos para ajudar o lojista a criar a sua página de checkout para loja virtual de forma personalizada e que agrade o seu cliente.

No nosso arsenal de recursos, temos diversas opções para você configurar um layout com as cores e fontes da sua identidade visual, além de facilitar o gerenciamento das informações que você vai pedir no checkout do seu cliente, e oferecer funcionalidades básicas e avançadas para você recuperar carrinhos abandonados na sua loja virtual!

Conheça mais sobre a Simplo 7 e todos os recursos que temos para oferecer o melhor checkout loja virtual e fazer o seu negócio evoluir no mercado!