Depois da venda concluída, chegou o momento de enviar os itens do pedido para o seu cliente. Mas quais são as melhores formas de entrega de produto? São inúmeras as opções disponíveis no mercado. Sendo assim, cabe ao empreendedor escolher a mais satisfatória tanto para o seu negócio quanto para o consumidor.

Essa questão é muito importante para que a empresa se mantenha em crescente sucesso, já que as maiores reclamações dos consumidores são estão relacionadas à entrega de mercadorias. A insatisfação do comprador referente ao não cumprimento de prazos pode comprometer os seus negócios, uma vez que ele possivelmente não volte a comprar na mesma empresa, além de falar mal da sua loja para outros potenciais clientes.

Justamente por isso, a entrega de produtos é considerada um dos pilares do comércio virtual, já que a experiência positiva dos seus clientes nesse quesito serve como um atrativo para potenciais compradores e também para realizar a sua fidelização.

Neste post, trouxemos algumas das melhores formas de entrega de produtos disponíveis no mercado para facilitar a sua escolha. Ficou interessado? Então continue a leitura e saiba qual a melhor opção para a sua empresa!

Correios

Os Correios são, sem dúvida, a forma de envio mais comum e conhecida no Brasil. Eles oferecem condições especiais para empresas do e-commerce, dependendo do volume de envio. A entrega pelos Correios pode ocorrer por duas modalidades:

com contrato: nessa modalidade, a empresa recebe descontos de acordo com número de envios mensais. O pagamento pode ser efetuado mensalmente. Para obter essas condições, é necessário um contrato direto entre os Correios e o empreendimento;

  • sem contrato: nesse caso, o empreendedor paga o valor normal de envio, sem nenhum desconto. Os pagamentos devem ser efetuados na boca do caixa. Essa é uma boa opção para os comerciantes que estão começando o negócio e ainda não tem um volume alto de entrega.

A estatal ainda tem algumas exigências, como o limite de peso e medida dos produtos a serem entregues. Esse limite depende do serviço contratado, por exemplo, para o SEDEX e SEDEX a cobrar, o peso máximo é de 30 kg.

Transportadoras

Transportadoras são mais uma das formas de entrega de produto ao seu cliente. Diferente dos Correios, as empresas de transportes não fazem nenhum tipo de exigência em relação ao peso.

É fundamental para o empreendedor compreender e apurar as integrações que sua plataforma de e-commerce dispõe. É essencial, também, que as transportadoras estejam integradas nessa plataforma, de modo que todo o processo seja feito de forma automática e sem erros.

Muitas vezes, o preço do frete com as transportadoras são maiores. No entanto, você ganha uma flexibilidade de negociação e não está sujeito às paralisações dos correios.

É muito importante que uma plataforma disponha de diferentes transportadoras parceiras, sendo que as mais utilizadas no mercado são:

  • Jadlog: com ela é possível fazer o cálculo online, garantindo a eficiência na entrega de serviços;
  • Jamef: também disponibiliza o cálculo online de acordo com o seu contrato, tendo como foco levar mais praticidade para o dia a dia.

Frete grátis

Oferecer esse tipo serviço pode aumentar o seu número de vendas. Nesse modelo, a sua empresa arca com os custos do frete. Dessa maneira, o cliente tem a sensação de estar economizando e acaba adicionando mais itens no carrinho.

Contudo, é preciso fazer os cálculos de viabilidade antes de oferecer esse tipo de entrega, pois isso depende muito da margem de lucro que o produto oferece. Essa é uma maneira muito interessante de atrair novos consumidores para a sua loja.

Você pode oferecer esse serviço de forma diversificada, como:

  • todos os produtos com frete grátis;
  • frete grátis para itens de determinado valor;
  • apenas alguns itens com frete grátis;
  • gratuidade no frete em períodos sazonais;
  • isenção de frete para as proximidades da empresa;
  • sem custos para os clientes fidelizados;
  • pagamento de taxa anual e frete grátis;
  • trocas e retornos gratuitos;
  • retirada na loja.

É recomendável testar essa alternativa antes implantá-la na sua empresa. Você pode oferecer esse serviço em alguma data especial, como no Dia das Mães, a fim de verificar a reação do seu público com esse benefício. Analise com cuidado a viabilidade para o seu negócio.

Retirada na loja

Muitas lojas oferecem essa opção para o cliente que mora próximo do seu estoque e tem facilidade de acesso para a retirada da mercadoria. Dessa forma, o processo se torna mais rápido e ele não arca com os custos de frete.

Essa é uma possibilidade apenas para as lojas que tem unidades físicas, sendo um excelente exemplo de experiência omnichannel — integração entre lojas físicas, virtuais e compradores. É bom deixar essa possibilidade para moradores de outras regiões também, pois eles podem aproveitar uma viagem na cidade, por exemplo, e realizar a retirada do produto em sua loja.

Opção de entrega por motoboy

Terceirizar a entrega da sua mercadoria também é uma forma de envio. Com esse tipo de transação, você consegue agilizar o seu processo de entrega, além de economizar. Por exemplo, se você tem uma entrega mais próxima do seu estoque, é muito mais prático contratar os serviços de motoboy em vez de transportadoras e Correios, que tem todo um procedimento e horários a serem seguidos.

Ainda é possível aumentar o nível de qualidade da sua entrega ao contratar empresas especializadas em entregas por motoboy. Assim, os veículos são sempre novos e os colaboradores são treinados a desenvolverem um trabalho ágil e cauteloso, aliado ao bom atendimento ao cliente.

Como visto, são várias as formas de entrega de produto, cada uma dela com características e exigências distintas. O ideal é trabalhar com o máximo de possibilidades, juntamente a uma plataforma que viabilize esse processo para o seu comércio.

Agora que você já conhece as principais formas de entrega de produto, fica mais fácil de escolher a melhor opção na hora de enviá-los e, claro, garantir que o cliente fique satisfeito com a compra.

Então, que tal contar com uma plataforma que oferece esse tipo de serviço integrado e mais benefícios para sua empresa, de modo a garantir o sucesso do seu comércio? Para mais informações sobre os nossos serviços, entre em contato conosco! Teremos a maior satisfação em atendê-lo e oferecer a solução que melhor se encaixe ao seu perfil!