Quem tem uma loja online sabe da importância de oferecer um bom serviço de frete para seus clientes, afinal de contas, o frete é um fator decisivo na hora de comprar online, já que a maioria dos consumidores fica mais confortável em comprar daquele e-commerce que oferece o melhor preço pelo melhor prazo possível.

O lojista que não consegue oferecer um frete com um bom preço, ou que demora demais para entregar os pedidos, pode fazer com que seus clientes se frustrem rapidamente, e não voltem a comprar ou indicar o estabelecimento. E nesses momentos, nem mesmo um produto de qualidade consegue fazer aquele cliente voltar. O que muitas vezes acontece, é que o produto perde a sua reputação no mercado.

Por conta disso, o lojista precisa se atentar aos diferentes tipos de frete que ele oferece aos seus clientes, e sempre tentar aprimorá-los para obter assim o melhor resultado de entrega.

Se você já está cansado do número de carrinhos abandonados só subir, ou de várias pessoas se mostrarem interessadas pelos seus produtos mas nunca realizarem a compra de fato, então o problema pode ser no valor do frete.

Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas essenciais para que você consiga escolher os melhores tipos de frete para aplicar na sua loja virtual! Abaixo você vai conhecer mais os motivos para diversificar os formatos de envio, os seis tipos de frete mais utilizados e vai conferir dicas valiosas para escolher a melhor opção para o seu negócio!

Qual é a importância de oferecer diferentes tipos de frete no e-commerce?

O seu cliente quer conseguir comprar online com bastante segurança e comodidade, e ele sempre vai buscar as lojas virtuais que conseguem oferecer além do produto, um ótimo serviço de atendimento, embalagem do pedido, prazo e valor da entrega.

Por conta disso, no momento de buscar o melhor e-commerce para realizar as suas compras, o consumidor sempre vai se atentar às características a mais que seu estabelecimento oferece além do produto que está sendo vendido, fazendo com que o lojista necessite prestar mais atenção na qualidade do serviço oferecido nas diversas áreas da sua loja virtual.

Dentre todos os serviços realizados no negócio, o do frete é o mais importante. Segundo um estudo realizado pela Baymard Institute, cerca de 60% dos clientes online acabam desistindo da compra quando o valor do frete é muito elevado, e esse número pode aumentar consideravelmente quando o custo do frete supera o valor do produto em si.

Isso faz com que considerar os tipos de frete que a sua loja virtual oferece seja algo muito importante, pois é isso o que vai causar o maior impacto no momento do consumidor comprar de você.

Se isso não for feito e a sua loja virtual continuar oferecendo meios nada atrativos de frete ao cliente, ele pode facilmente escolher comprar direto da sua concorrência, que consegue oferecer benefícios mais atraentes para ele.

Se você não quer perder seus clientes e deseja diminuir o número de carrinhos abandonados no seu e-commerce, aumentar suas vendas, visitas no site e o número de clientes fiéis ao seu negócio, precisa começar a pensar em oferecer mais tipos de frete ao seu consumidor, para que assim ele escolha mais facilmente comprar de você!

Quais são os tipos de frete?

Existem vários tipos de frete que você pode oferecer na sua loja virtual que são muito atrativos para o seu cliente. Você pode optar em trabalhar com somente um deles, mas acreditamos que seja melhor mesclar entre vários para assim poder atingir diferentes públicos.

Nesse caso, é necessário ter muito planejamento e uma mente bem estratégica para escolher o melhor tipo de frete que você vai aplicar na sua loja virtual. Aqui o planejamento é essencial, pois é ele que faz com que você atinja as suas metas e evite que o seu negócio fique no prejuízo por ter realizado uma promoção atrativa demais ao cliente

No mundo dos negócios equilíbrio é tudo, então sempre pense primeiro naquilo que a sua loja pode oferecer com a estrutura atual dela, de forma que as vendas feitas consigam aumentar o seu faturamento e lucro, além de promover o crescimento do negócio!

Para isso, listamos a seguir seis opções muito interessantes de frete, que já foram utilizadas e comprovadas por diversos lojistas que viram suas vendas aumentarem ao utilizar umas das opções abaixo.

1. Frete grátis

O frete grátis é um dos tipos de frete mais comuns que existem e que chama muito a atenção do cliente. Geralmente essa modalidade é mais trabalhada pela loja em alguns momentos do ano para conseguir aumentar o número de vendas do negócio.

É bem comum ver esse tipo de promoção na Black Friday, Dia das Mães e outras datas comemorativas, por exemplo, como forma de trazer mais um benefício para os clientes comprarem.

Mas, nesse tipo de frete, quem arca com todos os custos da entrega é o próprio lojista, sendo que ele é o responsável por fazer com que esse valor a mais não gere prejuízo ao negócio.

Para isso, uma prática bem comum empregada pelos empreendedores é colocar a modalidade do frete gratuito somente em produtos que possuem uma boa margem de lucro que comporte o valor a mais a ser investido pelo negócio.

Outra forma interessante é fazer negociações e acordos com seus fornecedores, para conseguir a sua mercadoria com um preço melhor que não afete o lucro da empresa, e permita que a margem de lucro seja maior para poder oferecer frete gratuito.

Quando for aplicar esse tipo de frete, você pode colocá-lo em algumas categorias de produtos do seu e-commerce, ou somente para algumas regiões do país onde o frete não é muito caro.

2. Preço fixo

O preço fixo é um dos tipos de frete muito utilizados para aplicar um valor único para os envios. Ele geralmente é aplicado com base na região em que o pedido será entregue, e é uma boa opção porque o lojista não precisa arcar com o custo total do frete, mas somente uma parcela dele.

Isso facilita o planejamento para o lojista de um lado, pois ele poderá aplicar o preço fixo do frete em mais produtos e assim aumentar as chances de realizar mais vendas na loja virtual. 

Mas, para obter sucesso é importante analisar as variáveis que influenciam no valor do frete, como volume e peso das mercadorias, pois são esses indicativos que alteram o valor do frete e que o lojista precisa se atentar para não colocar um valor muito alto, que faça as pessoas desistirem da compra, ou tão baixo que cause prejuízo.

3. Frete por região

O frete por região é um dos tipos de frete mais utilizados pelos e-commerces, pois com ele é possível oferecer um frete atrativo para os clientes sem que o lojista precise arcar com todos os custos relacionados a ele.

Neste tipo de envio, o valor do frete só é calculado quando a pessoa insere o seu CEP, pois isso mostra a que região ela pertence, e com base nisso é feito um cálculo para definir o valor do frete da pessoa para essa região.

Geralmente utilizando esse tipo de frete, os lojistas oferecem um valor menor para capitais e regiões metropolitanas, pois elas estão mais próximas dos centros de distribuição, o que faz com que a entrega nesses locais seja facilitada. Para as cidades que ficam mais no interior e não possuem uma boa estrutura de envio, o frete acaba saindo mais caro.

Por conta dessa distribuição por região dos valores, pode ocorrer algumas desistências de compras por conta do frete mais alto nas regiões do interior.

Por conta disso, é importante avaliar se essa é a melhor opção para o seu negócio. Verifique de qual região o seu público realiza mais compras, e tenha preferência por oferecer opções atrativas de frete para eles.

4. Frete com Desconto

Essa possibilidade de frete chega a ser mais interessante porque com ela você consegue otimizar as suas vendas, promover um maior giro de estoque e ainda oferecer um frete atrativo para o cliente.

Com ela você define um valor mínimo de compras para assim definir o valor do frete. Ao aplicar essa estratégia, muitas lojas mesclam ela com o frete gratuito, onde a partir de um valor mínimo de compras o cliente pode desfrutar desse benefício.

Nesse tipo, o pagamento do frete é feito de forma compartilhada entre loja e cliente, fazendo com que os custos sejam divididos de forma que fique atrativa tanto para o cliente quanto para o lojista.

Essa forma de frete é uma opção muito interessante para colocar no seu negócio em boa parte do ano, mas para isso é necessário se planejar muito bem para não perder lucro. Para fins de teste, pode ser interessante aplicar esse tipo de frete em uma única categoria de produtos.

5. Frete por Subtotal

Esse tipo de frete é um bom recurso para obter vantagem frente à concorrência. Nesse modelo, o frete é calculado somente no final da compra, onde é considerado o valor de envio para a região e o valor total dos produtos.

Com ele é possível definir que para uma determinada região, o frete custará 10% do valor total do pedido. Dessa forma, o próprio cliente consegue ter um controle maior no valor do seu frete, pois ele pode diminuir a quantidade de produtos adicionado para assim ficar com um bom valor de envio.

Para o lojista essa opção é interessante, pois ele pode colocar no cálculo o peso e tamanho do pedido, fazendo com que assim o valor do frete fique algo sempre justo, tanto para o consumidor quanto para a loja virtual.

6. Frete Personalizado

E por último temos o frete personalizado, que pode ser uma opção interessante para sua loja virtual nunca perder as vendas. Com esse modelo você pode trabalhar de duas formas: na primeira a própria loja personaliza o frete pela região, volume ou outra variável.

Já no segundo você pode colocar opções que personalizam o frete no momento do checkout como, por exemplo, escolher por quem o pedido vai ser entregue, se por transportadora, correios ou motoboy, que horário vai ser recebido e outras instruções para adicionar.

Esse modelo é muito interessante para o lojista trabalhar de forma estratégica, onde ele pode personalizar o frete para cada região, para que assim ele consiga atender as necessidades de diversos públicos e aumentar o seu faturamento.

Qual o melhor tipo de frete?

Depois de conhecer mais sobre os seis tipos de frete que podem ser aplicados na sua loja virtual, chegou a hora de escolher a melhor opção para o seu negócio, e para isso é necessário que o lojista avalie alguns aspectos do seu e-commerce e ramo de atuação.

Para fazer essa escolha, um dos primeiros itens que o lojista precisa analisar é o que o seu público mais valoriza no frete. Nesse momento você precisa verificar o que os seus clientes já falaram sobre isso. 

Muitas vezes eles mesmos indicam o que mais gostam, seja em comentários nas redes sociais ou em conversas com o seu time de atendimento. É importante que o lojista faça uma pesquisa sobre o tema para assim descobrir a opção que seu público mais enxerga valor.

Depois de ter feito essa análise é importante voltar o olhar para dentro do negócio e ver o que a sua loja virtual consegue optar sem sair no prejuízo. Por mais que grande parte das pessoas valorize muito o frete grátis, essa pode ser uma opção que a sua loja não consegue oferecer no momento de forma que não fique no prejuízo.

Com público e o negócio analisado, já dá para ter uma ideia das opções possíveis de serem feitas na sua loja virtual. A partir disso você só precisa definir aspectos mais técnicos em relação ao envio como o volume e peso da carga, distâncias a ser percorrida, o trajeto feito e os valores a serem praticados no tipo de frete escolhido por você.

Fazendo esses passos simples você consegue escolher o melhor tipo de frete para a sua loja virtual aumentar as vendas e diminuir as desistências de compras!

Quais recursos usar para oferecer diferentes tipos de frete na loja virtual?

Para conseguir ofertar os tipos de frete mais interessantes para os seus clientes, é importante que a plataforma onde a sua loja virtual foi feita ofereça todo o suporte e recursos necessários para tal.

Por conta disso, indicamos sempre o Simplo 7, que é a plataforma mais completa para criação de loja virtual, com diversos recursos e integrações diferenciadas que permitem que a sua loja online seja criada em questão de segundos!

Na nossa plataforma, disponibilizamos mais de 20 formas de envio para você adicionar na sua loja virtual. Resolvemos ir além nesse quesito e oferecer o melhor ao lojista para fazê-lo crescer sempre.

Lá você confere integrações com os Correios e outras transportadoras, como o Melhor Envio, JadLog, Frenet, Carriers, Jamef entre tantas outras. Além disso, você também poderá oferecer diversos tipos de envio para a sua loja como os citados aqui neste artigo!

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