Em um mundo repleto de escolhas e uma infinidade de produtos, atender bem é mais do que um diferencial: é obrigação para o sucesso de uma loja online. Uma das formas de conquistar a preferência do público é diversificar as modalidades de entrega de produtos. 

A retirada da mercadoria escolhida online em um ponto de venda físico é uma opção que vem se tornando cada vez mais popular. Quer saber quais são as vantagens dessa modalidade? Confira os pontos a seguir:

O cliente não paga pelo frete

Para que o cliente não abandone o carrinho nos últimos momentos da compra é preciso reduzir ao máximo os atritos existentes durante o processo de decisão. Um dos fatores responsáveis pela desistência é o frete. Sendo assim, uma opção para que o e-commerce elimine a taxa é oferecendo a retirada em loja.

Há ganho para ambas as partes envolvidas no processo:

  • o comerciante lucra por conseguir centralizar todos os seus custos de transporte em um único endereço, o que permite reduzir em até 50% os gastos totais da empresa com transporte; 
  • o cliente é beneficiado por não precisar pagar o frete e conseguir escolher um ponto de retirada próximo da própria residência.

O nível de satisfação cresce

Lojas virtuais têm um grande benefício: a praticidade. Você pode comprar de qualquer lugar do mundo com apenas alguns cliques. O celular, o computador e o tablet se tornam grandes shopping centers onde tudo o que você precisa está ao alcance das mãos. É o cenário perfeito para a vida corrida do século XXI.

Para ser perfeito, contudo, ainda falta muito. Um dos principais pontos de reclamação e de insatisfação com compras online é o momento da entrega da mercadoria. 

Uma das exigências é  ter sempre alguém em casa para receber o produto. Como nem todo mundo tem um porteiro à disposição, em horário comercial, para assumir essa tarefa, a ideia de precisar ir aos Correios para retirar a encomenda se torna um pesadelo.

Disponibilizar pontos de retirada para quem decidiu comprar online é atender a expectativa desse consumidor que prefere fazer uma compra fácil e sem estresse. As chances de que ele volte a consumir só aumentam.

A tomada de decisão é mais firme

Outro ponto de atrito para a compra online é a insegurança. Há ainda muitas dúvidas sobre a confiabilidade do site em que se está navegando. Ao mesmo tempo, ficar na expectativa de receber o produto em casa pode ser torturante para muitas pessoas.

A opção da retirada em um ponto de venda é reconfortante por dois motivos:

  • ir até um ambiente familiar proporcionará a devolução imediata do produto, caso ele não atenda às expectativas;
  • visualizar o produto no momento da retirada.

A entrega de produtos pessoalmente atrai pessoas

Para e-commerces que não possuem lojas físicas, uma opção é se associar a comerciantes locais que aceitem se tornar parceiros da loja online.

A vantagem para a loja virtual é óbvia: estar mais próximo do público consumidor. O grande benefício para quem aceita a parceria é aumentar o fluxo de pessoas que visitam o estabelecimento. 

Muitas vezes, quem só pretendia entrar na loja para retirar algo se interessa por algum outro produto e acaba fazendo uma nova compra.

Os benefícios da modalidade de retirada em pontos de venda físicos são inquestionáveis. Consumidores, e-commerces e parceiros saem ganhando com essa forma de entrega de produtos. 

E você, o que acha sobre o assunto? Comente aqui suas considerações e dificuldades. Ficaremos felizes em ajudar.