O frete é um dos pontos mais essenciais de uma loja virtual, visto que também influência na experiência de compra do cliente. Portanto, é necessário tomar alguns cuidados e planejar bem como será a estrutura logística da sua empresa.

Pensando nisso, preparamos um texto com 5 dicas de como economizar no frete quando for contratar para o seu negócio.

Está preparado? Então vamos à leitura!

Determine parcerias com empresas de logística

A nossa primeira dica diz respeito diretamente às transportadoras — sejam privadas ou do setor público —, pois elas acabam influenciando diretamente no frete.

Buscar firmar parcerias com essas empresas pode ser uma boa maneira de economizar. Já que nessas colaborações surgem descontos e boas condições quanto ao pagamento. Ao negociar essas condições com as transportadoras, será possível centralizar as entregas que influenciaram no aumento do volume e na redução de prazos.

Mas não invista em uma única transportadora, já que imprevistos podem acontecer e, geralmente, não tem um resultado muito interessante para sua empresa. Por isso, busque por mais de uma opção de meio de transporte da sua mercadoria.

Ofereça frete grátis

Essa alternativa pode ser benéfica ao lojista, visto que ele é o responsável direto pelos custos do envio dos produtos. Mas essa dica precisa de planejamento financeiro e de uma avaliação do ticket médio dos consumidores.

É necessário calcular qual, em média, é o custo do frete, pois, dependendo do valor obtido, isso não será viável. Por isso, é importante definir um valor mínimo para as compras.

Essa estratégia também ajudará a dar mais vazão para uma categoria de produtos, já que poderá incentivar a venda dos mesmos com essa desobrigação de pagar o frete. Mas vale a pena ressaltar que, mesmo nesse caso, o ponto anterior deve permanecer: definir um valor mínimo de compra.

Negocie o agendamento da entrega

Muitas vezes é necessário negociar com o consumidor um dia e horário para realizar a entrega do produto. Isso se deve às rotas que não possuem um grande volume de entrega, o que influencia no aumento do custo de envio. E, caso não seja possível realizar a entrega na primeira tentativa, o valor total ficará ainda maior.

Agendar o envio do produto para o cliente poderá otimizar toda a rota de entrega, já que a transportadora estará ciente que, em determinado período, um pedido será encaminhado. Com isso, o veículo de transporte poderá sair com mais mercadorias e reduzirá o número de viagens que realizará.

Disponibilize a retirada na loja

É comum notarmos que os consumidores ficam ansiosos para receber um produto em casa e poder começar a usufruir de suas características. Pensando nisso, você poderá utilizar a estratégia de permitir que o cliente vá até a sua loja física realizar a retirada do produto. Esse simples passo ajudará a economizar no frete e a melhorar o relacionamento com o consumidor.

Além de gerar economia tanto para o usuário quanto para o lojista, a retirada na loja contribuirá com o aumento da confiabilidade das pessoas com a sua marca. Isso dará uma sensação ainda maior de segurança, já que se algo acontecer com o produto, o consumidor poderá caminhar até sua loja realizar a troca — seguindo a política de troca, é claro.

Identifique como reduzir os custos do frete

Como em todo negócio, é importante avaliar como anda a saúde financeira ou de operação da sua empresa. Conhecer o custo médio do frete por mês pode ser uma boa maneira de iniciar uma reformulação da logística.

Hoje em dia é possível avaliar quais as regiões possuem um alto ou baixo volume de entregas, além de entender quais produtos possuem uma procura maior por parte dos consumidores. Com isso, é possível medir quais requisitos estão tendo um gasto acima do normal e, com esses dados em mãos, é possível definir estratégias que façam com que fiquem dentro do ideal para a sua empresa

Economizar no frete pode ser, de certa maneira, simples de se fazer, visto que existem estratégias de fácil execução.

Gostou do nosso artigo e quer entender mais sobre entregar? Confira como sua loja virtual poderá fazer entregas com mais eficiência.