Bons sites precisam unir dois fatores principais: aparência e funcionalidade. Por mais que a parte visual chame atenção e seja capaz de causar boa impressão, é preciso também que ele funcione bem. Diante da importância dessas características, escolher um layout para loja virtual é um momento decisivo para o sucesso do negócio.

Hoje, a competitividade nesse mercado está cada vez mais alta. Afinal, o e-commerce cresceu 47% só em 2020. O setor entrou em um momento de crescimento, o que representa muita competitividade. Assim, para superar outros players do mercado, cada marca precisa dar o melhor de si, o que passa pela qualidade da loja virtual.

Um bom layout precisa reunir algumas características principais, e é isso que falaremos neste post. Continue a leitura e saiba como escolher o melhor!

O que é fundamental para um bom layout?

Ter um site bonito é algo que toda empresa quer. Isso faz sentido, afinal uma apresentação de destaque chama atenção do consumidor. Quando isso é conquistado, há mais chances de bater toda a concorrência. Entretanto, a experiência segue em curso depois do acesso, e o que vem em seguida é que definirá a opinião do consumidor.

O layout da loja virtual não se limita apenas à aparência do site. O design, além de trazer um visual bonito, precisa também ser extremamente funcional. Quando isso acontece, os dois princípios básicos são alcançados: beleza e eficácia.

Boa experiência de navegação

A experiência de navegação é o que vai garantir que seja agradável visitar uma loja virtual. A satisfação pode vir por meio de diferentes características:

  • hierarquia de heading para destacar o que é mais importante na tela
  • visual que facilite a identificação de elementos e informações;
  • disposição de elementos organizada;
  • baixo tempo de carregamento de páginas.

Quanto mais elementos desses puderem ser garantidos, melhor a experiência de navegação do usuário. Por isso, um layout deve garantir que todas essas características sejam entregues.

Aparência convidativa

Ambientes virtuais retratam também os desejos do consumidor. Naturalmente, quando alguém visita um site, esse usuário quer estar em ambientes bonitos e modernos. Por isso, um layout de boa aparência transmite ao consumidor a mensagem de que aquela marca está em um nível mais alto.

No entanto, se a marca não é capaz de fazer uma boa escolha de layout, a mensagem contrária é emitida. Afinal, se nem a aparência do site é boa, o que esperar dos produtos, do atendimento e da logística de entrega. Enfim, causar uma primeira impressão pode condicionar a opinião do consumidor sobre a empresa. 

Qual a importância do Layout para loja virtual?

Um bom layout para loja virtual pode ser decisivo para o sucesso de uma empresa que vende online. Com as características e elementos certos, as chances de sucesso sobem muito. Por isso, entenda em alguns pontos a importância de usar uma boa estrutura para site.

Dar destaque aos produtos

Layouts projetados para e-commerce dão foco no que é mais importante neste modelo de site: os produtos. Por isso, isso, a escolha correta vai ajudar sua marca a ter uma apresentação adequada dos itens que serão vendidos. Assim, fica mais fácil chamar a atenção do consumidor para os produtos que você desejar.

Reforçar a identidade da marca

A loja virtual precisa ter elementos que reforcem a identidade visual da marca. Naturalmente, isso está diretamente ligado ao layout utilizado. É por isso que ele precisa ser flexível e personalizável. Assim, é possível utilizar cores e elementos que geram no público uma rápida associação à sua empresa.

Oferecer uma experiência perfeita

A experiência de navegação é um requisito importante do ponto de vista técnico. O Google usa esse fator para rankear sites. Isso significa que, se seu site tem um layout funcional e que favorece a experiência, ele estará na primeira das páginas de resultados. Isso significa visibilidade, tráfego e, certamente, mais vendas.

Como escolher o layout certo para cada nicho?

Escolher o layout para loja virtual passa por entender também o nicho do seu negócio. Enquanto há algumas opções específicas para alguns mercados, outros são bastante personalizáveis e funcionam bem. Entretanto, alguns parâmetros importantes devem ser considerados. Listamos alguns deles a seguir!

Considere o seu mercado

Cada mercado pede uma dinâmica diferente quando falamos de e-commerce. Isso vai se refletir na disposição dos produtos na loja virtual, nos espaços para a descrição deles, entre outros pontos. Por isso, antes de fazer sua escolha, veja exemplos de aplicação do layout para entender se ele funcionará bem considerando no seu segmento.

Entenda as funcionalidades

Há duas formas de avaliar esse tópico. A primeira, é caso você tenha necessidade de algumas funcionalidades específicas, como menus, barras laterais e botões de compartilhamento para redes sociais. A outra maneira é você avaliar as funcionalidades do layout e entender se elas podem ser úteis no seu e-commerce.

Use uma dessas duas para entender as necessidades que você tem e, a partir disso, contratar um layout que vai integrar bem os recursos da sua loja virtual.

Cheque as integrações

Entre as funcionalidades mais importantes, sem dúvidas as integrações fazem toda diferença. Elas garantem que o layout funcione bem em qualquer plataforma de loja virtual, além de permitir a conexão com ferramentas importantes de gestão de marketing e e-commerce.

Como fazer um layout de loja virtual?

Para desenvolver um bom layout para loja virtual é importante pensar no desempenho dele diante do usuário, seja no mobile, seja no desktop. Além disso, é importante visualizar como essa estrutura vai receber todo o conteúdo que você tem a exibir na web. Por isso, veja algumas questões importantes a considerar na hora de fazer um layout.

1. Considere a responsividade

Sites responsivos são aqueles capazes de se adaptar ao mobile first. Por exemplo, se o usuário está em um celular, a experiência será perfeita, mesmo naquela tela. É essencial que desenvolvedores criem lojas virtuais que manterão o padrão de apresentação e de navegação, independentemente de onde são acessadas.

2. Escolha um template multimídia

Mídia é essencial para tornar uma loja mais atrativa, ilustrada e completa. Por isso, busque uma opção de template que suporte vídeos, players de música e que seja adequado para fotos de alta qualidade. Assim, é possível utilizar esses conteúdos para mostrar mais sobre seus produtos e sobre a experiência de uso deles.

3. Escolha a estrutura de acordo com o seu público

Seu público-alvo é mais jovem ou mais velho? São pessoas com um estilo de vida mais descontraído ou sério? Detalhes como esses vão direcionar a escolha do layout. É importante que ele seja funcional de acordo com quem vai acessá-lo. Além disso, a mesma ideia deve ser aplicada na questão da aparência do site.

4. Contrate uma plataforma de qualidade

Uma plataforma de loja virtual segura e eficaz também é importante. Essas características são fundamentais para a experiência do usuário. Outro ponto decisivo é a capacidade dela de dispor todos os produtos de maneira fácil e intuitiva, algo que é necessário quando falamos de e-commerce.

Existem bons modelos gratuitos de loja virtual?

Se você é um pequeno empreendedor começando um negócio, talvez o custo de um layout possa pesar no seu bolso. Nesse caso, uma opção gratuita funciona bem de início. Há duas alternativas de mercado que podem ajudar: Storevilla e Shopera.

Storevilla

O Storevilla é um layout gratuito exclusivo para WordPress, ou seja, ele é um plugin que funciona com recursos do conhecido WooCommerce. Isso significa que o usuário pode utilizar algumas funcionalidades selecionadas dessa plataforma. Na prática, uma loja virtual funcional pode ser construída, mesmo com as limitações de uma opção gratuita.

Shopera

Layout para loja virtual

Outra boa opção gratuita, o Shopera tem um visual elegante e pode ser uma ótima opção para e-commerces de moda. Assim como o Storevilla, ele também traz algumas funcionalidades limitadas do WooCommerce, sendo responsivo e proporcionando ótima experiência de navegação.

O que uma loja virtual precisa ter?

Uma loja virtual capaz de atrair tráfego, engajar e gerar vendas é construída com bases sólidas. São questões técnicas e conceituais indispensáveis. Para ajudar nisso, listamos as principais a seguir. Confira!

1. Deixe a barra de busca em destaque

A barra de busca precisa ter um local de destaque no seu site. Alguns layouts acabam escondendo esse recurso, seja pelo excesso de elementos, seja por valorizá-la pouco. No entanto, ela é importante e permite ao usuário chegar rapidamente no que ele procura. Isso torna a experiência dele mais qualificada.

2. Seja claro quanto ao frete, formas de pagamento e envio

Um dos principais motivos que geram o abandono de carrinho são surpresas desagradáveis no checkout. Geralmente, elas estão ligadas a três fatores: alto custo do frete, formas de pagamento limitadas e longo tempo para entrega. Por isso, ofereça simuladores para estimar tempo e valor do frete, além de ter diferentes meios de pagamento disponíveis. Esses fatores fazem toda a diferença!

3. Adote boas práticas de checkout e de carrinho de compras

Ainda sobre checkout, é importante se preocupar com boas práticas no momento de finalizar a compra. Por isso, preze por meios de pagamento que, de preferência, não tirem o consumidor do site. Além disso, use plataformas seguras e de renome. Por fim, ofereça o máximo de informações possíveis para que o consumidor não desista da compra.

4. Organize os menus e categorias

A navegação precisa ser intuitiva, prática e descomplicada. O menu é o recurso principal que permitirá essa experiência sem maiores problemas. Por isso, divida bem as categorias, as distribua de forma hierárquica e dê destaque a essa parte do site. Quanto mais chamativa e organizada estiver, melhor para o usuário.

5. Invista em fotos de qualidade

O consumidor moderno é bastante atraído por imagens. Por isso, uma foto publicitária de qualidade pode transformar a percepção das pessoas sobre seu produto. Quando falamos de e-commerce, não há outra opção que não seja usar imagens de alta qualidade e com uma grande produção por trás. Isso estimula o desejo de consumo!

6. Aplique SEO

Otimizações em SEO são essenciais para que sua loja virtual esteja em destaque no Google. Há alguns ajustes e configurações que precisam ser feitas, entre as principais:

  • uso de palavras-chave em todo o site, inclusive nas descrições e em títulos H2 e H3;
  • usar títulos H2 e H3 para hierarquizar informações em ordem de importância;
  • usar URL amigáveis em cada página do site;
  • usar descrições alt text nas imagens utilizadas;
  • ter um layout otimizado para mobile.

7. Integre as redes sociais à sua loja

Seu layout precisa ter espaço para a divulgação das suas páginas em redes sociais. O ideal é fazer isso com botões que, ao serem clicados, redirecionam os usuários diretamente para esses destinos. Isso ajuda a manter uma integração estratégica entre loja virtual e redes sociais, algo cada vez mais importante. 

8. Inclua avaliação de clientes

Consumidores se sentem mais seguros ao realizarem uma compra se têm acesso a avaliações de outros compradores sobre aquele produto. Uma pesquisa da Capterra apontou que 56% dos brasileiros preferem fazer dessa forma. Isso significa que, na sua loja virtual, as avaliações de cada produto devem estar em local de destaque.

9. Mantenha os detalhes do seu contato disponíveis

Em algum momento, pode ser que o consumidor queira tirar alguma dúvida sobre um produto do seu site. Outra necessidade comum é de clientes que querem entrar em contato para um atendimento em relação a compras já feitas. Nesses dois casos, eles precisam de uma coisa: informações de contato. Por isso, dê destaque a elas no seu site!

Como plataformas com layouts customizáveis podem ser valiosas?

Uma plataforma de site pode ter um layout customizável que se adapta perfeitamente às necessidades da sua loja virtual. Com esse tipo de solução, você consegue construir um ambiente altamente funcional e com a cara da sua marca. Assim, um ambiente agradável e com ótima experiência de navegação pode ser oferecido.

Temas Fáceis de Usar

Uma boa escolha é optar por temas fáceis de usar. Eles já vêm com funcionalidades prontas e que não necessitam de grandes configurações ou desenvolvimento em códigos de programação. Essa é uma excelente alternativa para quem tem pouco tempo e nenhum conhecimento sobre desenvolvimento de sites.

Algumas das melhores opções no mercado atualmente são estes:

O layout para loja virtual certo é aquele que se adapta ao seu negócio e oferece uma ótima experiência para o usuário. Acredite: esse é o ponto de partida para que sua empresa tenha sucesso vendendo na internet.

Além de um bom layout, você precisa também de uma plataforma de loja virtual customizavel, segura e de qualidade. Saiba como a Simplo7 pode ajudar com isso!