Quando se inicia um negócio online, existem diversos fatores que precisam ser pensados e definidos em um primeiro momento. O empreendedor precisa determinar o que vai vender, o nome do seu e-commerce, com quais fornecedores vai trabalhar, que plataforma de loja virtual vai criar seu negócio, como será seu marketing, entre tantas outras.

Um dos itens que também está nessa lista, mas nem sempre é levado muito a sério, é o design para loja virtual, o layout que será utilizado e a forma que as informações mais importantes sobre seus produtos e o negócio estarão dispostos na tela do consumidor.

Muitas vezes, esse é um item negligenciado por empreendedores iniciantes, que normalmente querem colocar a sua loja virtual no ar rápido, e nem sempre param para pensar se o layout está adequado para o seu público.

E isso é um grande erro, porque no mundo digital, tudo que é visual importa, e com o design para loja virtual não é diferente. Ter a loja no ar é importante, mas de nada adianta se ela não tiver um layout atraente e convidativo, pois dessa forma o público não vai passar muito tempo nela, e vai impactar negativamente suas vendas.

Por conta disso, investir em um layout bonito é essencial se você quer que o seu negócio cresça, e neste artigo você vai conferir as principais dicas para poder otimizar o design da sua loja virtual!

O design da loja virtual influencia nas vendas?

Existem diversos fatores que influenciam o número de vendas da sua loja virtual. Isso acontece porque, ao procurar a melhor opção de loja para realizar suas compras, o consumidor pesquisa e analisa tudo sobre elas para poder escolher a opção mais confiável e segura.

Por mais que o preço do produto seja o motivo mais relacionado ao número de vendas, também tem outros fatores que induzem o consumidor a não comprar. Muitas vezes o preço pode estar bom, mas não tem o meio de pagamento que ele gosta, tem poucas avaliações positivas ou o cliente pode não ter se sentido seguro por causa da aparência do site.

Um site que não tem um layout bonito e funcional, onde todas as informações estão espalhadas sem sentido e com imagens de má qualidade dos produtos, pode afastar os seus clientes da sua loja e fazer com que eles não tenham muita confiança nela.

Tudo isso pode impactar negativamente nas vendas do seu negócio, onde elas podem ficar baixas porque o público pode achar que não é seguro comprar na sua loja, ou porque ele não consegue navegar no site para encontrar o que deseja adquirir.

Quais são os impactos do design para loja virtual?

Além de uma quantidade de vendas baixa e pouco faturamento, um layout ruim pode impactar o seu negócio em outras frentes, que acabam contribuindo para que ele não consiga evoluir no mercado e superar seus concorrentes.

Para evitar que isso aconteça, é importante se atentar ao layout, e criar algo bonito e harmonioso que seu público gosta de acessar. Abaixo você confere algumas vantagens que um bom design para loja virtual pode gerar no seu negócio!

Facilita a experiência e usabilidade do usuário

Um bom design para loja virtual garante que esse usuário poderá navegar livremente pela loja, sem interrupções, e de forma fácil para encontrar o que ele procura e assim realizar sua compra.

Isso significa que você deve criar um layout bem organizado, onde ele consiga encontrar os produtos e demais informações que ele precisa, além de ter um boa experiência de navegação, sem música tocando ou diversos pop-ups de promoções aparecendo para interrompê-lo.

Destaca mais seus produtos

As principais páginas da sua loja virtual são as que mostram mais informações sobre o produto que você vende, como fotos e vídeos dele, além das informações na descrição que contam mais características.

Um layout bem feito consegue fazer com que essa página fique otimizada para que o cliente goste de navegar nela e encontre facilmente todas as informações que precisa sobre o produto. A escolha certa de layout garante que eles chamem mais a atenção do público e ajuda para que as vendas aumentem.

Reforçar a identidade da marca

Para que a marca da sua loja virtual fique mais reconhecida no mercado, ela precisa ser reforçada em todos os materiais digitais que você criar, o que também inclui o design para loja virtual, que se for bem feito pode ajudar para que a sua marca seja reforçada na mente do seu público, fazendo com que eles sempre se lembrem de você na hora de indicar uma loja virtual a amigos ou familiares.

Deixar o site responsivo

Você sabia que a maioria das compras online são feitas pelos celulares? Por conta disso que lojas mais grandes e conceituadas no mercado investem na criação de aplicativos, pois dessa forma elas facilitam na hora do seu cliente fazer as compras.

Mas caso você não possa investir nisso, você pode otimizar a sua loja virtual para deixá-la mais responsiva, que é basicamente quando o site consegue se adaptar para os diferentes tamanhos de tela, de forma que todas as informações apareçam corretamente, sem quebras de textos ou imagens com qualidade ruim.

Melhora o SEO do site

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, que é uma estratégia que visa aplicar algumas táticas que ajudam o site a aparecer nas primeiras páginas de resultados de pesquisas dos buscadores, como o Google e Bing, que analisam diversos fatores para ranquear bem um site.

Um desses fatores é o design para loja virtual, que quando é bem feito e garante uma boa usabilidade ao usuário, pode fazer com que as pessoas fiquem mais tempo no site, contribuindo para que os buscadores considerem a sua loja virtual como relevante. 

Com isso, eles deixam ela nas primeiras páginas de pesquisa, o que ajuda para que mais pessoas conheçam sua loja virtual.

Como definir o melhor design para cada nicho?

Você já deve ter percebido que, dependendo do segmento de mercado que uma loja faz parte, o seu design pode mudar, e as informações e a forma em que o produto é apresentado ao público fica diferente para cada modelo.

Isso acontece porque cada segmento trabalha com um público diferente de pessoas, que tem seu próprio jeito de navegar pelos sites. Por conta disso, cada layout tem que ser otimizado para o perfil de cliente que ele acessa.

Pensando nisso, separamos abaixo algumas dicas para que você consiga definir qual tipo de layout vai ser melhor para o seu negócio!

Analise o seu mercado

Quando você vai abrir um negócio virtual, o estudo de mercado já é uma atividade que você deve fazer, para analisar a forma que seus concorrentes diretos e indiretos trabalham e se posicionam no mercado.

Você pode aproveitar essa pesquisa para conferir de forma mais detalhada o layout utilizado na loja virtual. Analise as páginas criadas e as informações colocadas em cada uma, como as formas de pagamento, condições de frete ou dados de contato.

Verifique também como a página dos produtos é configurada, e que tipo de informação eles colocam em destaque. É importante conferir isso, porque você fica sabendo que tipo de informação o seu público está acostumado a ver nos sites, e pode replicar isso na sua loja para permitir uma navegação mais facilitada.

Estude sobre usabilidade e experiência do usuário

Você já ouviu falar em design UX e design UI? Esses temas se tornaram muito famosos no mundo da tecnologia nos últimos anos, e são amplamente utilizados por empresas que criam produtos digitais, ou que querem ter um site mais otimizado.

Design UX é o termo para user experience que significa experiência do usuário. Essa área do design para loja virtual estuda e aplica formas de melhorar a experiência do usuário enquanto estiver consumindo um produto digital ou físico.

Já o design UI é o termo para user interface e se refere a interface que o usuário utiliza. Ela consiste em práticas para fazer com que o usuário se sinta confortável quando for utilizar um produto digital ou físico.

Conhecer mais sobre elas ajudará você a colocar elementos na sua página que garantam que o cliente goste de navegar na sua loja, e consiga achar facilmente todas as informações de que necessita sem interrupções.

Verifique os layouts disponíveis na sua plataforma

A maioria das plataformas feitas para montar uma loja virtual disponibiliza modelos de layouts fixos ou personalizados para que o lojista possa usar na sua loja.

Os layouts fixos são aqueles que não permitem modificações e estão totalmente prontos para uso. Já os layouts personalizados também estão totalmente prontos, mas o lojista tem liberdade para mudar a cor, fonte e disposição de elementos na página.

Na hora de escolher a plataforma para criar sua loja virtual, sempre prefira aquelas que permitam que o seu site seja o mais personalizado possível, para que assim você possa aplicar a sua identidade visual e fazer o seu público se lembrar de você facilmente.

Quais elementos não podem faltar na loja virtual?

Se você já sabe um pouco sobre o seu mercado e analisou os elementos mais utilizados pelos seus concorrentes, já deve ter uma boa ideia do que a sua loja precisa ter. Mas para ajudar você a ter o melhor design para loja virtual, separamos alguns itens que não podem faltar no seu site!

Boa estrutura da página de produto

Além de ter imagens com qualidade, a sua página de produto precisa ter destacada as informações mais procuradas pelos clientes. Em uma loja de roupas, por exemplo, o tamanho da peça e a cor ganham destaque especial, já em uma loja de carros, as informações destacadas podem ser o ano, quilometragem e tipo de combustível.

Verifique as informações mais importantes do seu produto, e destaque elas para facilitar a navegação do cliente.

Checkout otimizado

Dependendo do perfil do seu cliente, ele não gostará de passar por diversas etapas de preenchimento de informações no momento de finalizar a sua compra. É importante se atentar a isso porque pode fazer o cliente desistir da compra.

Por isso invista em um checkout otimizado, que peça somente as informações essenciais do usuário e armazene elas, para que em compras futuras, ele não precise passar sempre as mesmas informações.

Velocidade no carregamento

Sites lentos e instáveis podem estressar o seu cliente e fazer ele perder a confiança na sua loja, acreditando que ela não é segura para realizar compras. Pensando nisso, sempre faça testes para saber a velocidade de carregamento do seu site, e invista em recursos para deixá-lo cada vez mais rápido.

Formas de pagamento

Tem algumas lojas que disponibilizam essa informação no momento de finalizar a compra, o que pode causar um aumento de compras não finalizadas, porque o cliente não termina o processo se a loja não trabalhar com o meio de pagamento que ele mais utiliza. É importante deixar as formas de pagamento que a sua loja trabalha em um local de fácil acesso para o seu público.

Canais de contato

E por fim, é fundamental que em todas as páginas do seu site tenha informações de contato, para que o seu cliente saiba que é uma loja real e séria. Na seção do rodapé, você pode adicionar o endereço da loja física ou escritório, telefone, WhatsApp, centrais de atendimento ao cliente e links para as redes sociais.

Como melhorar o design da loja virtual?

A primeira coisa que o lojista precisa pensar quando for otimizar o design para loja virtual, é analisar as funcionalidades que as plataformas para criação de loja oferecem aos empreendedores.

Para isso a Simplo 7 já tem disponível 16 recursos diferenciados que permitem que o lojista aplique todas as personalizações de que necessita na sua loja virtual. Dentre os recursos, temos uma loja de temas personalizados com inúmeras opções, e a oportunidade de criar um tema exclusivo para o seu negócio com a nossa equipe!

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