SIGEP Web: conheça o sistema e descubra como integrar
Por Marco Wink
|Publicado em 22/09/2020
|Atualizado em 19/08/2021
|947
|0

Quem trabalha com vendas online sabe que a logística exige muita atenção do gestor da loja virtual. Afinal, não basta ter os produtos disponíveis no e-commerce e converter os acessos do site em vendas, é preciso gerir o estoque, conferir os pagamentos, fazer as embalagens e enviar as encomendas para os clientes.
E aqui vai uma informação importante: tudo isso tem que ocorrer no prazo certo. Assim, as chances de o cliente ficar satisfeito e recomendar ou voltar a comprar são muito maiores. Para facilitar a vida de quem administra uma loja virtual, os Correios dispõem do SIGEP Web, um sistema de gerenciamento das encomendas que conferem agilidade e rapidez para os envios.
Você já ouviu falar disso? Se ainda não conhece, não se preocupe: a seguir, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre esse sistema e mostraremos como ele pode ajudar a agilizar a rotina de trabalho do seu comércio eletrônico. Siga em frente e boa leitura!
O que é SIGEP Web?
Você já sabe o que é o SIGEP Web? Muita gente que trabalha com comércio eletrônico nunca ouviu falar sobre isso e sequer imagina o quanto esse sistema pode facilitar a rotina de gestão do e-commerce. Pois bem, esse é um recurso oferecido pelos Correios para gerenciar as postagens da loja.
Esse sistema permite que o e-commerce prepare as postagens com mais rapidez e possa gerenciar as informações das encomendas enviadas. Quem usa o SIGEP Web se beneficia de muitas formas, pois têm menores custos com preparação da postagem, acessa ao número de registro antes do envio e pode gerenciar as informações da encomenda.
Quem pode usar o SIGEP Web?
Mas será que qualquer pessoa pode usar o SIGEP Web? O serviço está disponível apenas para pessoas jurídicas que tenham um contrato firmado com os Correios para a prestação de serviços qualificados, como PAC, SEDEX e registrados. A seguir, veja as vantagens desta modalidade:
Por que usar este produto?
Falamos brevemente sobre as vantagens desse sistema, mas vale a pena enfatizar os benefícios que um comércio eletrônico pode ter ao incorporá-lo à sua rotina. Em primeiro lugar, o SIGEP Web oferece uma redução dos custos de pré-postagem, uma vez que otimiza e facilita o processo de preparação das encomendas.
Além disso, permite que o remetente tenha acesso ao número de registro da encomenda antes mesmo dela ser enviada ao endereço de destino e que possa gerenciar as informações da carga. A modalidade também permite a emissão de relatórios e o uso de diversos cartões de postagem dentro do mesmo contrato.
Com isso, o processo envolvido para enviar uma encomenda para o endereço do cliente é muito mais simples e prático, demandando menos tempo e energia dos colaboradores. Da mesma forma, a ida aos Correios para entregar a embalagem também ocorre de forma mais rápida, fazendo com que sobre tempo para que o responsável desempenhe outras tarefas.
Como funciona o cartão de postagem dos Correios?
Falando em cartão de postagem, você sabe o que é isso? Os Correios têm uma modalidade chamada Cartão Correios Fácil, que permite, entre outras coisas, a utilização do SIGEP Web. É possível aderir a este cartão com um cadastro online no site dos Correios: o único requisito é ter um certificado digital, que provavelmente seu e-commerce já tenha.
Além do acesso à plataforma de gestão das encomendas, o cartão também possibilita que a loja virtual tenha tarifas menores para o envio de encomendas, usufrua da logística reversa, efetue um pagamento único mensal e faça postagens em todas as agências próprias e franqueadas.
Como se não fosse suficiente, essa modalidade oferece outro ponto bem positivo: uma vez que a embalagem do produto é levada pronta aos Correios, a pessoa que a entregar não precisa de um atendimento completo no balcão. Ou seja, não há a necessidade de passar o endereço do remetente e do destinatário, nem de informar o tipo de envio escolhido.
Nesse momento, somente será necessário pesar a caixa para confirmar se o valor informado na etiqueta está de acordo. Embora a vantagem pareça pequena, deve-se levar em consideração que a ida aos Correios é uma tarefa recorrente na rotina do gestor do e-commerce e que toda a economia de tempo é válida.
Como acessar o SIGEP Web?
Antes de mais nada, você precisa saber que para acessar o SIGEP Web é necessário ter aderido ao Cartão Correios Fácil, cujas vantagens falamos acima. Depois de ter feito o cadastro, você já terá os dados necessários para configurar a sua loja virtual, podendo acessar o sistema dos Correios de maneira automatizada.
Desta forma, conseguirá usufruir de todos os benefícios que a modalidade oferece, facilitando a gestão de seu negócio. Mais adiante, apresentaremos um passo a passo explicando como você pode fazer essa configuração com facilidade na plataforma do seu e-commerce.
O processo é mais simples do que parece e pode ser feito de forma independente, ou seja, sem a contratação de um profissional. Depois disso, você poderá usar a plataforma sempre que tiver que providenciar uma encomenda para um cliente. Tomara que aconteça muitas e muitas vezes, né?
Como fazer um contrato com os Correios?
Nem todos os empreendedores digitais sabem que podem fazer um contrato com os Correios e ter acesso a vantagens em todas as etapas do envio. Antigamente, era necessário ir até uma agência para aderir, mas hoje em dia tudo pode ser feito online, desde que o computador de cadastro tenha um certificado digital instalado.
Para fazer a solicitação, o empreendedor deve acessar a área Correios Fácil, dentro do site dos Correios e informar o CNPJ da empresa, seu CPF e RG e fornecer os dados do contrato social. Dependendo do setor em que o negócio atua, pode ser necessário informar mais documentos.
Vale destacar que o Correios Fácil não tem um custo mensal para o e-commerce, porém tem um valor mínimo que precisará ser gasto em serviços dos Correios. Essa cota varia conforme o tipo de contrato e, por isso, o ideal é ter atenção no momento de concretizar a adesão.
Embora o cadastro seja online, é possível entrar em contato com os Correios para esclarecer todas as dúvidas que surgirem. Justamente porque existe esta cota mínima, recomenda-se que a loja virtual faça a contratação do Correios Simples quando tiver uma quantidade razoável de envios. Caso o contrário, poderá não ter volume suficiente para contemplar o valor mínimo de serviços.
Como configurar SIGEP Web na loja virtual?
Agora que você já entendeu o que é o SIGEP Web e qual é a importância dele para a sua loja virtual, vamos ao passo a passo? Explicaremos tudo o que deve ser feito para configurá-lo na plataforma da Simplo 7. Vale lembrar que antes de começar a configuração, é necessário já ter feito a contratação do cartão Correios Fácil.
Acesse o painel administrativo > Clique em Aplicativos > Formas de envio > Configurar SIGEP Web > Configurações
No tópico Configurações, preencha os seguintes dados:
- Razão Social
- Valor mínimo
- Usuário e senha
- Número de contrato
- Número do cartão de postagem
Após preencher, clique em Testar Configurações, onde deverá aparecer uma mensagem de sucesso. Clique em salvar e comece a usar a plataforma!
Como você pode ver, a configuração desse sistema pode ser feita com facilidade. Depois de pronto, você já poderá gerar códigos de rastreamento, pré-lista de postagem e etiquetas para as suas encomendas. Com o tempo, verá que a modalidade oferece agilidade e rapidez para a logística de seu negócio.
Falando em logística, como você faz para controlar o seu estoque? Esse é outro tema que merece muita atenção, pois impacta diretamente nas atividades do e-commerce. Sugerimos a leitura desse artigo onde apresentamos dicas para ajudá-lo a cuidar do estoque da sua loja virtual. Boa leitura!
Parabéns pelo artigo Marcio…Em nosso caso, unificamos o estoque de nossa loja virtual com outras 3 lojas físicas que possuímos… Só que encontramos um problema de logística… Acontece de um mesmo pedido na loja virtual conter 3 produtos, e estes 3 produtos estão um em cada loja física, no estoque… Isso nos causa problemas e maiores custos para enviá-los separadamente ou reuni-los, para que seja enviado de uma única vez…. Poderia sugerir algo ou opinar sobre uma solução? Obrigado