O abandono do carrinho é uma das principais dores de cabeça dos gestores das lojas virtuais. Embora desagradável, a prática é bastante frequente: muitos brasileiros têm o hábito de navegar pelo site sem concluir o pedido. No entanto, nem sempre a culpa é dos hábitos dos consumidores. 

Muitas vezes, as características do site e do percurso da compra influenciam nessa decisão. A boa notícia é que existem boas técnicas que ajudam na recuperação de carrinho abandonado e que oferecem bons resultados para o comércio eletrônico. Descubra a seguir!

O que é recuperação de carrinho abandonado?

Você já ouviu falar em recuperação de carrinho? Trata-se de um conjunto de técnicas aplicadas pelos comércios eletrônicos para ir em busca dos consumidores que começaram o percurso de compras, mas não concluíram. Com estratégias eficientes, é possível atrair novamente essas pessoas para que concretizem seus pedidos.

Existem muitos fatores que podem contribuir para o abandono do carrinho, como o preço dos produtos, o custo do frete, o número excessivo de etapas até o pagamento, etc. Além disso, um erro na plataforma do e-commerce também pode impactar nas vendas – por isso é tão importante escolher uma plataforma segura e confiável.

Impacto da recuperação de carrinho abandonado nas vendas

Estudos recentes mostram que, em média, 75% dos carrinhos de compras são abandonados. Isso significa que um e-commerce precisa atrair quatro consumidores para concretizar uma venda. Esse número é muito elevado e impacta diretamente nos investimentos com marketing e publicidade.

O ponto positivo é que, quando feitos com estratégia, esses investimentos apresentam resultados eficientes para recuperação de carrinho abandonado, trazendo de volta esses consumidores e os incentivando a dar seguimento ao processo de compra. 

Para que isso seja feito de maneira assertiva, é fundamental que o gestor do e-commerce conheça os pontos fortes e fracos do seu negócio e esteja disposto a investir para ter o retorno. Inclusive, as melhores plataformas do mercado têm ferramentas automatizadas que auxiliam no retorno dos visitantes que abandonaram as compras.

Como fazer a recuperação de carrinho na loja virtual?

Você sabe como criar uma estratégia para a recuperação de carrinho abandonado? Sem dúvidas, esse conhecimento é fundamental para criar uma ação eficiente.A seguir, apresentaremos os principais pontos que você deve pensar na hora de planejar o retorno dos consumidores que não concluíram os seus pedidos no site. Confira: 

1. Capture o e-mail no início da compra

Não espere o consumidor chegar na última etapa para pedir o e-mail. Um bom comércio eletrônico pede esse contato logo no início da navegação. Com o e-mail em mãos, é possível dar toda a continuidade na comunicação com esse consumidor.

2. Não demore para enviar o e-mail

O ideal é não demorar muito tempo após o abandono de carrinho para entrar em contato. Assim, consegue-se diminuir o risco desse consumidor fazer a compra em outro comércio eletrônico. Mas atenção: o texto desse e-mail deve ser muito bem pensado.

3. Crie um assunto atraente

Todo e-mail marketing deve ter um assunto que chame a atenção, deixando o consumidor curioso e interessado. Do contrário, o e-mail vai para a lixeira sem nem ter sido aberto. No caso de abandono de carrinhos, é preciso instigar o cliente.

4. Mostre o conteúdo do carrinho no e-mail

O e-mail de recuperação de carrinho abandonado deve constar os itens que estavam no carrinho desse consumidor. Isso pode ser apresentado na forma de lista, com o nome dos itens e os preços ao lado. 

5. Coloque um bom CTA

Se o título do e-mail é responsável por metade do sucesso desta interação, o call to action garante a outra metade. Como em todas as comunicações, o call to action deve ser vantajoso e convidar o cliente a comprar agora!

6. Adquira uma ferramenta de automação

A ferramenta de automação para a recuperação do carrinho simplifica a vida do gestor do e-commerce e torna toda essa interação mais assertiva. Além do tradicional e-mail marketing, é possível contar com outras técnicas automatizadas que trazem esse cliente de volta. Falaremos disso logo logo! 

Ferramentas de recuperação de carrinho

Mas qual ferramenta de recuperação de carrinho abandonado pode trazer resultados realmente notáveis para o e-commerce? A resposta é: depende! Existem uma série de alternativas no mercado que atuam justamente para trazer de volta o consumidor que não concluiu a compra. Veja só:

E-mail marketing

O e-mail marketing tem um papel fundamental na recuperação do carrinho, pois estabelece um contato direto entre a marca e o cliente, podendo oferecer, inclusive, descontos ou frete grátis para que o consumidor retorne e conclua o pedido.

Remarketing

O remarketing é uma técnica que está cada vez mais em alta e, se bem usada, pode ser muito eficiente. Trata-se de anúncios em buscadores de conteúdo, sites e redes sociais com o produto exato que ficou esperando no carrinho da loja. 

CartStack

O CartStack é um software que trabalha para recuperar pelo menos 15% dos visitantes que deixaram o e-commerce sem concluir a compra. Ele funciona de maneira automatizada, precisando ser configurado apenas uma vez. 

Shopback

O Shopback segue a mesma lógica, mas conta com uma tecnologia que identifica o padrão do mouse do visitante e exibe pop-up antes dele abandonar o site. O software promete contribuir com aumento médio de 23% na taxa de conversão.

Notificações Push

As notificações push são aquelas mensagens clicáveis que aparecem no navegador. Para que sejam exibidas, o visitante precisa ter aceitado a solicitação. Depois disso, poderá ser impactado com avisos do site, ofertas e lembretes sobre o que está no carrinho. Quanto mais simpáticas forem essas mensagens, melhor.

Carrinho salvo

Esse é um recurso que mantém o carrinho de compras exatamente como o cliente deixou antes de abandonar o e-commerce. Ou seja, nele estão todos os itens, preços, descontos, etc. Desta forma, quando o cliente for impactado por uma das estratégias que apresentamos e retornar à loja virtual, encontrará seus produtos bem guardados.

Loja virtual com recurso para recuperação de carrinho

Independente do segmento, produto e público-alvo, os comércios eletrônicos precisam e devem investir em estratégias para a recuperação de carrinho abandonado. Do contrário, precisarão aumentar seus esforços para trazer novos visitantes, o que é ainda mais caro do que trabalhar com consumidores que já acessaram o site pelo menos uma vez.

As plataformas de loja virtual com recurso para a recuperação de carrinho são as grandes aliadas dos gestores de e-commerce. A Simplo 7, por exemplo, dispõe de um aplicativo que envia um e-mail ao visitante que não concluiu a compra, oferecendo benefícios ou vantagens para que ele retorne e finalize o pedido.

Esse recurso incrementa o número de vendas e aumenta as possibilidades de satisfação e de fidelização. Mas, para que isso aconteça, é fundamental que a encomenda chegue no prazo e em boas condições. Se você quer vender mais e, principalmente, vender melhor, deve conhecer o seu público-alvo e entender o que é importante para ele.

Que tal ler esse artigo sobre o comportamento do consumidor digital? Com esse conhecimento, você poderá criar um percurso de compra  eficiente para o seu e-commerce e desenvolver uma comunicação realmente sólida com seus clientes e possíveis clientes. Boa leitura!