A resposta automática é uma das evoluções do marketing. O marketing anteriormente aplicado somente tradicionalmente, passou a usufruir de um espaço digital e virtual, inicialmente com publicidades na televisão e rádio, até atingirem a internet, evoluindo até as aplicações atuais.

O desenvolvimento da internet preparou não somente um espaço de  entretenimento e interações instantâneas, mas também forneceu um canal de  comunicação da publicidade e marketing. 

Desde a sua ascensão, a internet vem cultivando um espaço destinado às empresas, empreendedores, profissionais e marcas que desejam investir em publicidade, com a possibilidade de ser gratuita (apenas desenvolvendo um  planejamento de postagens, conteúdos e publicações orgânicas), ou investindo  financeiramente nas propagandas e publicidades pagas (principalmente com a  ascensão das redes sociais e os influenciadores das redes).  

O relacionamento com o cliente é uma das maiores vantagens que a internet trouxe e atualmente é uma das maiores estratégias de marketing digital,  fornecendo resultados a curto e longo prazo. Tudo depende do planejamento e  estratégia aplicada. 

Atualmente, existem muitas possibilidades de marketing digital para empresas, qualquer nicho consegue adaptar-se e inserir-se na internet, inclusive cada um possui uma agência de marketing digital especializada. 

Qual a definição de resposta automática? 

A definição do termo “resposta automática”, é referente às respostas que são enviadas automaticamente para clientes, usuários, consumidores em potencial ou qualquer indivíduo que deseja realizar uma comunicação rápida com a empresa. Pode ser apenas uma frase curta, uma resposta a alguma dúvida ou um texto curto que é programado para ser automático. 

As programações dessas respostas são desenvolvidas e personalizadas pelos  profissionais da própria empresa ou marca, que a partir de um planejamento e  organização baseado no público-alvo, estipulam diálogos mais comuns e  preparam as respostas.

As respostas automáticas são programadas para funcionarem de maneira instantânea, com interação mais rápida, para logo reconhecerem a mensagem do usuário a partir de palavras e perguntas chave. 

Funciona da seguinte maneira: o programador da plataforma site da empresa/marca, ou mesmo através das redes sociais, irá programar todas as respostas automáticas que são possíveis para seu nicho de atuação, sempre baseados na sua persona e posteriormente quando um usuário iniciar a comunicação, a plataforma irá reconhecer e realizar as respostas automáticas programadas. 

Como funcionam as respostas automáticas para o público? 

Como foi dito anteriormente, as respostas automáticas são utilizadas em  plataformas e redes sociais para disponibilizar uma comunicação rápida, prática e com respostas instantâneas, evitando toda a burocracia de aguardar o  contato dos funcionários e profissionais da empresa. 

Quando trata-se das respostas automáticas serem aplicadas em uma plataforma própria da empresa, ou seja, em seu site, seu endereço virtual, será disponibilizado um chat de comunicação, normalmente com um assistente virtual, que irá desenvolver toda a conversa em respostas automáticas.  

Mas, em casos de a empresa utilizar as respostas automáticas em suas redes sociais, é possível realizar toda a programação das respostas nas  configurações, sendo uma ferramenta disponível apenas para perfis comerciais,  ou seja, Whatsapp Business, Instagram Business, entre outros. 

Aprenda neste guia como colocar mensagem automática no whatsapp.

As redes sociais garantem uma melhor performance das respostas automáticas, uma vez que já é um canal direcionado para comunicação entre usuários, sendo mais prático  para que os usuários entendam e interpretem todo o funcionamento das respostas. 

Vamos ao exemplo da sua utilização como uma estratégia de marketing digital: uma empresa voltada para o nicho de aromaterapia está inserida nas redes sociais como uma conta business (conta comercial/empresarial). 

Neste perfil, possui todo o planejamento de publicações, conteúdos voltados para o nicho de atuação e um contato de interações constantes com seus usuários em seus posts. Tudo sendo baseado em uma estratégia de conteúdo para público-alvo e principalmente na persona. 

A resposta automática então serve como uma estratégia para intensificar o relacionamento com os usuários, explorar um sentimento de confiança e de atenção para com o posicionamento do cliente.  

3 dicas para criar respostas personalizadas em suas respostas automáticas 

As respostas automáticas são programadas e personalizadas pelos  profissionais e funcionários da empresa que gerenciam todas as plataformas  digitais de determinada marca. 

Sejam plataformas de sites, ou mesmo as redes sociais de comunicação e publicações como o Whatsapp, Instagram e Facebook. Mas, para definir e personalizar quais serão as respostas automáticas utilizadas, é viável que haja uma organização, planejamento e pesquisa. Aqui  vão 3 dicas essenciais para criar as respostas automáticas: 

1. Defina a sua persona

A persona é uma pessoa fictícia criada pela empresa, baseada em uma média de clientes que estão inseridos como alvo demográfico. A persona trata-se de uma “pessoa” que possui todas as características físicas e pessoais de um segmento de consumidores que mais compram e adquirem os produtos/serviços. 

Com a persona definida, é possível desenvolver estratégias de marketing digital e publicidade baseado no que o público mais irá aprovar. E neste caso, a persona será o alvo para personalizar todas as respostas para as possíveis dúvidas, questionamentos e interações.

2. Respostas objetivas

A intenção da resposta automática é ser breve, rápida e prática, com isso, deve-se personalizar respostas que sejam objetivas. Sem muito texto, evitando respostas que forneçam mais de uma interpretação, e evitar confundir o cliente. O usuário necessita de uma resposta objetiva e básica, para evitar prosseguir com o atendimento personalizado.

3. Baseie-se em respostas recorrentes

Um dos maiores truques para a personalização das respostas automáticas é basear-se em respostas recorrentes, ou seja, personalizar as respostas que mais tendem a ser solicitadas.

Por exemplo, se você atua em uma loja que faz entrega dos seus produtos, as perguntas que podem ser recorrentes são:

  • “a entrega possui cobrança de frete?”
  • “a entrega é realizada em quanto tempo?”
  • “sua empresa faz entrega?”

Com esse filtro, é possível disponibilizar respostas personalizadas as perguntas que são mais comuns, evitando um atendimento demorado. 

Quais são as vantagens de utilizar as respostas automáticas?  

As vantagens de utilizar as respostas automáticas são citadas pelo seu próprio significado: oferecer respostas automáticas. A utilização dessa técnica  estratégica de comunicação é uma maneira de dar a devida atenção aos clientes que possuem dúvidas simples, que querem apenas certificar-se de alguma questão sem que isso torne-se burocrático, chato e sem que gaste muito tempo.

É uma forma de atendimento prático e rápido, tanto para o cliente que pode  resolver tudo rapidamente, quanto para a equipe que pode ser direcionada para  outro setor. 

Além de claro, como já foi dito anteriormente, é uma forma estratégica de firmar um relacionamento com os usuários, que sentirão a sensação de confiança, atenção, cuidado e valorização da posição do cliente, seja por uma dúvida, uma solicitação, ou até mesmo uma reclamação. 

As redes sociais são fundamentais para firmar esse relacionamento e interação, uma vez que tornam maior a proximidade com o cliente, como sendo um conhecido utilizando a mesma rede social. 

Personalize suas respostas automáticas

A resposta automática foi desenvolvida como uma proposta de impulsionar a  publicidade através da criação e ampliação de uma relação com os usuários e  consumidores em potencial, na internet. 

O marketing também é feito de desenvolver relações e comunicações diretas com os seus usuários, que em um potencial de publicidade, tornam-se consumidores e amantes da empresa, marca, profissional, entre outros.